terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

SEDUC realiza primeiro encontro de gestores escolares em 2015

Add caption
Por Ramáiana Leal / SEDUC

A Secretaria de Educação e Esportes de Juazeiro (SEDUC) realizou na última quinta-feira, 29 de Janeiro, o I Encontro de Gestores Escolares, no auditório da Secretaria, e contou com a participação do Secretário Clériston Andrade, das Superintendentes de Gestão e Administração, Lucinete Alves e Mary Adriana dos Santos, respectivamente, e de Gestores e Vices da rede municipal.

O objetivo do encontro foi planejar o ano letivo. “É bom que isso aconteça antes dos diretores entrarem em contato com os professores no ano letivo e que eles sejam orientados e reenergizados para começar o ano. Nós precisamos fazer alinhamento e, inclusive, informar das mudanças que a SEDUC propõe para 2015 em relação ao 20150129_112957[1]nosso planejamento de economia, de alcance do IDEB, de algumas mudanças que ocorrerão na prestação de contas e na utilização dos recursos financeiros. Então são novidades e iniciativas que eles precisam saber antes de iniciar o ano letivo, para se planejarem melhor”, explica Lucinete Alves.

Antes de iniciarem as conversas, os Gestores e Vices assistiram ao filme Escritores da Liberdade. Logo após houve uma discussão abordando fatos do filme que são vivenciados em sala de aula. A Gestora da Escola Helena Araújo, Patrícia Carla, acredita que o encontro foi produtivo e irá ajudar no decorrer do ano. “É muito bom que haja esses encontros, reuniões. A gente fica sabendo de todas as informações para passar aos professores e, por sua vez, conseguimos resolver toda a nossa programação para o ano letivo. Além disso tem as boas vindas do pessoal da SEDUC, que estão em contato conosco durante todo o tempo”, afirma.

Planejamento e Economia

O representante da pasta, Clériston Andrade, conversou com os Gestores, ouviu seus questionamentos e tirou todas as suas dúvidas. Ele afirmou que foi uma conversa transparente e onde foi possível mostrar uma realidade que está havendo no Brasil, do ponto de vista econômico e que traz impactos diretos na administração dos recursos da educação. “A Secretaria, que já tem tido uma conduta austera na condução dos recursos, precisa ter o apoio por parte dos gestores, para que ele também economize ao máximo nas escolas, desde o uso de água e energia. E que observem com mais cuidado os resultados pedagógicos, pois nós temos criado condições para produzir resultados melhores do que o que temos produzido, e uma das tarefas dos gestores são fazer esse acompanhamento, o apoio aos coordenadores e professores, para que possamos elevar os índices do município”.