Edital - Práticas Exitosas

APRESENTAÇÃO

A Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Juazeiro-BA, no uso das suas atribuições legais, torna público aos interessados as inscrições da Mostra de Práticas Exitosas dos professores da rede. Considerando a importância de socializar e divulgar os avanços pedagógicos oriundos das
formações e projetos realizados durante o ano letivo nas zonas rural e urbana, o evento
contempla a exposição, apresentação e reflexão sobre os resultados alcançados em experiências
pedagógicas significativas realizadas nas Escolas em todos os segmentos, desde à Educação
Infantil até Educação de Jovens e Adultos .

REGULAMENTO

1. CAPÍTULO I – DA FINALIDADE

1.1 - A Mostra de Práticas Exitosas da rede municipal de ensino visa identificar, valorizar e
divulgar experiências educativas de qualidade, planejadas e executadas por professores
que atuam nos diversos segmentos.

1.2 – O evento possibilita que as ações desenvolvidas e as aprendizagens alcançadas sejam
vistas num âmbito maior, ganhando visibilidade enquanto município, ultrapassando os
muros da escola e solidificando o trabalho e o esforço conjunto de profissionais direta e
indiretamente envolvidos no processo educativo.


2. CAPÍTULO II – DA COORDENAÇÃO E COMISSÃO JULGADORA

2.1 - A coordenação da Mostra é composta por membros das Diretorias de valorização do
Professor e Formação Continuada, Educação Infantil e Ensino Fundamental. Esta equipe
é responsável pelas etapas que vão desde o processo de inscrição, avaliação, até a
classificação final dos projetos / práticas inscritas.

2.2 - As decisões da Comissão Julgadora serão tomadas com base neste regulamento, de
forma soberana e irrecorrível, não cabendo recursos posteriores.

3. CAPÍTULO III – DA PARTICIPAÇÃO

3.1 – Estão convidados a participar gratuitamente os professores da Rede Municipal de
Ensino.

3.2 – Cada professor poderá inscrever apenas um trabalho e o tempo de apresentação será
de 15 minutos.

Poderão ser inscritos diversos trabalhos por Escola e/ou EMEIS, de modo que contemplem as
práticas realizadas no ano corrente.

3.3 – Serão selecionados 15 trabalhos obedecendo as seguintes categorias:

08 trabalhos - Apresentação oral do relato da experiência.
07 trabalhos - Apresentação de materiais (banners, vídeos, material concreto);

3.4 - A escola que não desejar concorrer à premiação poderá se inscrever para a exposição dos materiais produzidos/elaborados durante o ano letivo corrente.

4. CAPÍTULO IV – DA INSCRIÇÃO E REALIZAÇÃO DO EVENTO

O período de inscrições
28/10 a 14/11/2013
Análise dos trabalhos
11/11 a 20/11 de 2013
Divulgação dos resultados
22/11/2013
Realização do evento
07/12/2013

4.1 - As inscrições devem ser feitas exclusivamente na EFEJ – Escola de Formação de Professores de Juazeiro. No ato de inscrição os participantes deverão preencher a ficha e entregar o Projeto e material de registro das ações, como vídeos, fotografias, atividades ou outros que comprovem a realização da experiência.

4.2 - As inscrições estarão abertas para experiências escolares que possam ser comprovadas e tenham sido realizadas e concluídas antes da realização da Mostra, a exemplo dos projetos “Direito de ser criança” e “Direitos Humanos”;

4.3 - O trabalho, mesmo que desenvolvido em grupo, deve ser inscrito no nome de apenas um (a) educador (a). No caso de experiências coletivas, devem ser mencionados os demais participantes.

4.4 - A SEDUC premiará somente o (a) educador (a) em nome do (a) qual o trabalho foi inscrito, não se responsabilizando pela divisão do prêmio entre os demais integrantes do grupo.

1.1 - A Mostra será realizada no dia 07 de dezembro de 2013, no Centro de Cultura João Gilberto, das 08:00h ás 12:00h

2. CAPÍTULO V – DO RELATO

2.1 – A inscrição deverá acompanhar um relato de uma experiência educativa, desenvolvida nas escolas de modo que contemple obrigatoriamente as partes:

a. Nome do projeto/prática;

b. Período de realização;

c. Quem idealizou o projeto/prática (professor(es), alunos, direção, outros);

d. Motivação para realização do projeto/prática (tema, desafio, situação-problema, outro);

e. Participantes ativos do projeto/prática (alunos, professores, direção, funcionários, familiares, comunidade em geral, outro);

f. Envolvidos diretamente no projeto/prática (alunos, professores, direção, funcionários, familiares, comunidade em geral, outro);

g. Objetivo geral do projeto/prática (o que se pretendeu que os participantes desenvolvessem com o projeto/prática);

h. Objetivos específicos (detalhamento do objetivo geral);

i. Atividades realizadas para executar o projeto/prática (ações realizadas para que os objetivos fossem atingidos e para realizar o produto final planejado);

j. Produtos elaborados ao longo e ao final do projeto/prática (o que foi realizado, construído ou apresentado com o projeto/prática);

k. Processo de avaliação (como se deu a avaliação nos vários momentos do projeto/prática)

l. Devem ser anexados os registros concretos de realização da ação.

3. CAPÍTULO VI – DO PROCESSO DE SELEÇÃO

6.1-Serão selecionados os trabalhos que tenham adequação entre os objetivos, as ações desenvolvidas e as aprendizagens alcançadas, considerando as categorias abaixo:

08 trabalhos -Apresentação oral do relato da experiência.
07 trabalhos - Apresentação de materiais (banners, vídeos, material concreto);

4. CAPÍTULO VII – DOS RESULTADOS E PREMIAÇÃO

7.1– A divulgação dos trabalhos classificados para apresentação será por meio de lista exposta no mural da SEDUC, blog da EFEJ, contato por telefone e e-mail. 

7.2 - Os professores autores das experiências exitosas selecionadas receberão menção honrosa e premiação simbólica no local e data anteriormente mencionados.

5. CAPÍTULO VIII – DAS CONSIDERAÇÕES FINAIS

8.1- É de inteira responsabilidade do (a) educador (a)/escola que se inscreveu, o ônus relativo aos direitos autorais de textos, imagens e outros meios que acompanharão seu trabalho. No caso de imagem de alunos, é necessário ter a autorização dos pais ou responsáveis, por escrito.

8.2- Os materiais que forem encaminhados para análise durante o processo de inscrição deverão ser cópias, não devendo estes serem devolvidos;

8.3 – Os materiais expostos no dia da Mostra é de inteira responsabilidade de cada professor(a) e deverão ser retirados do local após o término do evento.

8.4 - A escolha dos professores premiados, assim como a decisão de casos omissos neste regulamento, é de inteira responsabilidade da SEDUC de forma soberana e irrecorrível.

8.5 - A participação na Mostra de Práticas Exitosas da rede municipal de Juazeiro implica a aceitação irrestrita deste regulamento.

Juazeiro-BA, outubro de 2013