sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

IMPA ABRE INSCRIÇÕES PARA A 10ª OBMEP E LANÇA PORTAL DA MATEMÁTICA

Inscrições para a 10ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP 2014 têm início nesta segunda-feira, 10 de fevereiro, quando também será lançado o Portal da Matemática, com vídeo-aulas, exercícios interativos e outros materiais relativos aos conteúdos curriculares desde o 6º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio.
Todas as escolas públicas do país (municipais, estaduais e federais) com alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio poderão inscrever seus alunos na 10ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP 2014 a partir desta segunda-feira, 10 de fevereiro, no site www.obmep.org.br. As inscrições serão encerradas no dia 21 de março, e a prova da 1ª fase será no dia 27 de maio. 
A OBMEP é uma atividade do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), que conta com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Criada em 2005, tem como objetivos estimular o estudo da matemática nas escolas públicas e revelar talentos. A primeira edição da Olimpíada envolveu 10,5 milhões de alunos de 31 mil escolas (localizadas em 93,5% dos municípios brasileiros). Hoje a OBMEP mobiliza mais de 19 milhões de alunos de cerca de 47 mil escolas (localizadas em 99,3% dos municípios brasileiros).
Para marcar os 10 anos da Olimpíada, o IMPA também lançará nesta segunda-feira o Portal da Matemática (http://matematica.obmep.org.br), composto de vídeo-aulas de aproximadamente 10 minutos e outros conteúdos interativos correspondentes aos tópicos da grade curricular das escolas brasileiras desde o 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. O Portal é mais uma iniciativa do IMPA, conhecido por sua excelência na pesquisa e no ensino de pós-graduação (mestrado e doutorado), no sentido de democratizar e facilitar o acesso de todos (professores, alunos e familiares de alunos) a conteúdos de alta qualidade na área de matemática. 
Segundo o professor Claudio Landim, diretor adjunto do IMPA e coordenador geral da OBMEP, o Portal da Matemática é dividido por anos (série): 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Ao clicar, por exemplo, no 8º ano, o internauta – usando um PC, notebook, tablet ou smartphone – vê todos os assuntos cobertos naquele ano. Os assuntos, por sua vez, estão divididos em “módulos”, e cada módulo tem um “pré-requisito” (o que se deve saber para compreender o que será apresentado) e uma breve descrição (por exemplo: o que é o Teorema de Pitágoras).
Clicando nos módulos, os usuários encontram “Vídeo-aulas”, “Exercícios” (interativos) e “Material” (apostilas em PDF com problemas e as respectivas soluções). Há três tipos de vídeo-aulas: de uma a três sobre a importância de se estudar aquele assunto (por exemplo, por que devemos estudar o Teorema de Pitágora?); quatro ou cinco com ensinamentos e explicações; e, por fim, uma sequência com resolução de problemas – o professor apresenta alguns problemas na lousa e mostra como resolvê-los. As vídeo-aulas são associadas aos exercícios interativos que os usuários podem baixar e que são divididos em três níveis: fácil, intermediário e difícil. “No Portal, o aluno – ou professor - vai ter uma infinidade de possibilidades de exercitar seus conhecimentos acerca de cada assunto”, diz Claudio Landim.
Os conteúdos para o Portal da Matemática começaram a ser produzidos e gravados desde maio de 2013, e o trabalho terá continuidade ao longo de 2014 e 2015. Para gravar os vídeos, o IMPA convidou oito professores com grande experiência no Ensino Fundamental e Médio. A seleção dos professores levou em conta não só a qualificação dos profissionais, mas também a didática e a desenvoltura deles diante de uma câmera. Também estão envolvidos no projeto alunos do curso de Doutorado do IMPA. “Eles assistem às aulas, sugerem modificações, conversam com os professores sobre a melhor forma de abordar os temas e, quando é o caso, também ajudam a corrigir as legendas dos videos”, explica o diretor adjunto do IMPA.
Uma das grandes vantagens do Portal da Matemática, ainda de acordo com o professor Claudio Landim, é que todos os conteúdos disponibilizados poderão ser baixados. “Se o aluno não tem internet em casa, ele pode, por exemplo, ir para algum lugar que tenha, baixar tudo que quiser para o seu computador, tablet ou mídia como DVD e pendrive, e levar o material para ver em casa”, completa.

Sobre a OBMEP


Os alunos que participam da Olimpíada são divididos em três níveis: alunos do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental fazem a prova do nível 1; já os alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental fazem a prova do nível 2; e os alunos do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio fazem a prova do nível 3.
A OBMEP é realizada em duas fases: na 1ª fase, todos os alunos do 6º ano do ensino fundamental (antiga 5ª série) até o 3º ano do ensino médio das escolas públicas brasileiras são incentivados a participar. A prova é composta de 20 questões objetivas (múltipla escolha) e é realizada nas próprias escolas. Cabe a cada escola participante fazer a correção das provas dos níveis 1, 2 e 3 (com base em um gabarito enviado pela coordenação da OBMEP) e selecionar cerca de 5% dos alunos com melhor pontuação.
Assim, os 5% dos alunos de cada escola com melhor desempenho na 1ª fase se classificam para a 2ª fase. Nesta fase, que define os medalhistas e ganhadores de menções honrosas, os alunos fazem uma prova com seis questões dissertativas, onde devem expor os cálculos e raciocínio utilizados. A prova da 2ª fase acontece em cerca de nove mil centros de aplicação espalhados pelo país e é corrigida por professores indicados pelas coordenações regional e nacional da Olimpíada.
Os alunos premiados são divulgados no site da Olimpíada (www.obmep.org.br). Em 2014, serão 6.500 medalhistas (500 medalhistas de ouro, 1.500 medalhistas de prata e 4.500 medalhistas de bronze), além de 46.200 ganhadores de menções honrosas.
Também são premiados pela Olimpíada professores, escolas e secretarias de educação de municípios que se destacam em virtude do desempenho dos alunos. Na página da Olimpíada (www.obmep.org.br), podem ser consultados os critérios utilizados nas premiações.
Os 6.500 medalhistas da OBMEP 2014 serão convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr., que será realizado em 2015.
Além do PIC, destinado a alunos medalhistas que estejam no Ensino Fundamental e Ensino Médio, a OBMEP abrange uma série de outros programas, como o PICME (iniciação científica e mestrado em matemática para alunos que estejam cursando a graduação, independente do curso); o POTI (Programa Olímpico de Treinamento Intensivo); o PECI (Preparação Especial para Competições Internacionais); e os Clubes de Matemática.
Recentemente foi lançado um novo programa, o PROF (Programa Oficinas de Formação), direcionado aos professores. Os objetivos principais do PROF são estimular a utilização dos materiais disponibilizados pela OBMEP e mostrar como a Metodologia de Resolução de Problemas pode ser usada para tornar o ensino da matemática mais desafiador e atraente na sala de aula.
A propósito, é importante ressaltar que a OBMEP e seus programas correlacionados disponibilizam na internet material didático de excelente qualidade, que pode ser usado por alunos e professores de matemática de todo o país.

Calendário OBMEP 2014


Informações para a imprensa



Mais informações: http://www.obmep.org.br/