quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Alunos da Rede Municipal de Ensino participam de concurso com tema sobre o carnaval

Por Luiz Hélio/PMJ
Lançado em dezembro e direcionado aos alunos da Rede Municipal de Ensino, o Concurso de Redação e Desenho “100 Anos de Alegria no Carnaval de Juazeiro da Bahia” teve inicio na última sexta-feira (31). Essa primeira etapa acontecerá até quarta-feira (5) e consiste na produção dos trabalhos em sala de aula sob a supervisão dos professores.
Estão participando os estudantes das 115 escolas municipais, concorrendo ao prêmio de melhor redação e desenho, para os de Ensino Fundamental e somente desenho para os de Educação Infantil. Entre os dias 07 e 10 será feita a análise pela Comissão Julgadora. No dia 13 sairá o resultado dos vencedores, que receberão as premiações no dia 17 na Seduc. Os 1°, 2º e 3º lugares de cada série ganharão, respectivamente, um tablete, uma bicicleta e uma mochila com material escolar (lápis de cor, régua, massa de modelar, lápis, borracha, apontador, tesoura de ponta e cola branca).

A Escola Municipal José Pereira da Silva, do bairro Itaberaba, contou com a adesão em massa dos alunos, que através de atividades de pesquisa fotográfica, recortes de jornais, dos hinos dos clubes sociais e do hino composto por Mauricio Dias, passaram a conhecer mais sobre a história centenária do carnaval juazeirense.

Leitora assídua de livros infantis e gibis, Amanda Vitória Gomes, de 09 anos e aluna do 4° ano, não encontrou dificuldades para escrever a redação retratando o que aprendeu sobre a maior festa popular da cidade. “Gosto muito de ler e aprendi um pouco dos cem anos do carnaval de nossa cidade. Na minha redação eu contei como era a festa antigamente, quando tinha os mascarados, os bailes nos clubes e todas as brincadeiras. Também pedi que todo mundo se divirta com muita paz e alegria”, alertou a estudante.
Maior atração da festa, a estrela juazeirense Ivete Sangalo foi homenageada através de desenho pelo aluno William Guilherme Alves, de 10 anos. “Eu gosto de Ivete, das músicas dela e porque ela é de Juazeiro. Por isso fiz o desenho com ela em cima do trio tocando no carnaval”, explicou o pequeno fã. _DSC5006

Para a coordenadora pedagógica Marycélia Macêdo, o Concurso de Redação e Desenho com o tema “100 Anos de Alegria no Carnaval de Juazeiro da Bahia”, realizado pela Prefeitura através da Seduc, também é uma forma de homenagear a maior festa popular do Vale do São Francisco. “Nesse concurso estamos tendo a oportunidade de trazer para os alunos os capítulos de uma história cheia de boas recordações, tornando-os conhecedores de momentos importantes da cultura do nosso povo”, ressaltou.

Com o objetivo de os alunos vivenciarem um pouco do que aprenderam nas atividades do concurso, no dia 12, às 08 da manhã, a Escola José Pereira da Silva realizará um baile de carnaval com escolha da fantasia mais bonita.