quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Nordeste terá programa específico de alfabetização

Mercadante afirmou que o projeto para a região será construído e coordenado pelas secretarias de educação dos estados
O Ministério da Educação e as secretarias de Estado de educação do Nordeste criarão um programa de alfabetização específico para alunos da região. O anúncio foi feito pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, durante encontro dos gestores estaduais de educação do Nordeste, realizado em Salvador na terça-feira (27).

“Estamos fazendo um projeto específico para o Nordeste, que está sendo construído pelos secretários da região. Os secretários vão coordenar e gerir o programa e o MEC dará todo o apoio necessário”, explicou Mercadante. Segundo o ministro, o programa deve integrar o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic).

Mercadante também anunciou a intenção de construir um material didático específico para a região, em parceria com as secretarias estaduais. “A nossa avaliação é que temos excelentes experiências no Nordeste e, juntando todo este esforço, esperamos dar um grande salto”, afirmou.

Na reunião foram abordados, ainda, temas como diversidade cultural, densidade demográfica e as necessidades singulares de cada estado, para avançar na educação pública. Programas educacionais federais como o Pnaic, o Mais Educação e o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), com foco nas especificidades regionais, também foram discutidos.