Por Anna Monteiro / SEDUC
Através de mais uma iniciativa do projeto “Cuidar Educador”, desenvolvida pela Secretaria de Educação e Esportes desde o ano de 2009, a Escola de Formação Continuada dos Educadores da Rede Municipal de Ensino de Juazeiro (EFEJ) presenteia os profissionais de educação com uma exposição de arte do juazeirense Paulo Dourado e lança oficialmente seu blog nesta terça-feira (14), a partir das 19h30.
Os dois eventos, que unem a arte contemporânea e a tecnologia do pós-moderno, acontecerão na própria EFEJ, situada na Rua Agostinho Muniz 1010, bairro São Geraldo. O público-alvo da iniciativa são as professoras, pois maio é o mês das mães, mas todos os demais profissionais da Rede Municipal também estão convidados. Para a abertura, além destes, representantes da UNEB, APLB Sindicato, DIREC 15, imprensa e pessoas ligadas à arte e à cultura receberam o convite.
A exposição “Enigmas” do artista Paulo Dourado é composta por 12 telas que ficarão na EFEJ até o dia 29 de maio. De acordo com a diretora da Escola de Formação, Rosemar Duarte, as unidades de ensino que quiserem levar seus alunos ou gestores escolares que desejam presentear suas equipes, deverão comparecer ao local de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 21h. Já o blog – que funciona experimentalmente desde março e contém, entre outros conteúdos, uma biblioteca virtual, filmes pedagógicos, artigos, matérias sobre educação e produções dos educadores – pode ser acessado por todos os interessados.
A obra do artista juazeirense já foi exposta no Museu Regional do São Francisco e, na ocasião, ele referiu-se ao seu trabalho como “um conjunto de peças elaboradas de forma escultural, cercada de enigmas que buscam a união do homem com o Divino”.
E, segundo Rosemar, é justamente esse despertar para o crescimento emocional que a iniciativa pretende promover. “O que a gente deseja é, através do projeto ‘Cuidar Educador’, contribuir com essa formação mais humana. Além disso, nós queremos que os educadores vejam a EFEJ como a casa do professor, ou seja, o local que eles podem frequentar para estudar, dialogar, pesquisar, relaxar e aprender de forma lúdica”, ressaltou.
O lançamento do blog também segue as mesmas premissas e busca oferecer um espaço virtual, onde o professor também possa encontrar essa identificação. “Não temos como fugir dessa nova linguagem tecnológica. Então nós inovamos para atender esse professor mais antenado e para proporcionar um ambiente de troca de informações e de conteúdos diversificados sobre educação. Se antes, por exemplo, o professor não tinha onde publicar um artigo, agora ele tem”, explicou o desenvolvedor do blog, Paulo Marcus Ribeiro Vianna (Parlim).