quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Juazeiro recebe representantes do Comitê Organizador Rio 2016

Luiz Hélio/PMJ

Cumprindo o cronograma de visitas técnicas às cidades previamente convidadas para participarem do revezamento da tocha olímpica, os representantes do Comitê Organizador Rio 2016, Rian Maia e Felipe Farias, estiveram em Juazeiro na tarde desta terça-feira, 11, com a finalidade de formalizar o convite e apresentar o projeto ao Prefeito Isaac Carvalho.

Rian Maia destacou que a tocha é o símbolo mais puro do espírito olímpico e –  no caso da Rio 2016 – elemento maior de integração entre os brasileiros de todas as regiões do país com os Jogos. “Juazeiro tem vários atrativos, uma cidade com destaque no esporte e poderá usar o evento como plataforma de divulgação dos seus principais patrimônios em escala nacional e global”, disse.


Além de explicar os detalhes da logística da passagem da tocha, que acontecerá com um evento-celebração, Rian tirou dúvidas da comissão local formada pelo secretário de Educação e Esportes, Clériston Andrade, pelo superintendente de esportes Gilberto Pacheco, e por secretários de várias pastas do governo que participarão diretamente da realização do evento.

“Serão 12 mil condutores do revezamento em cerca de 300 cidades localizadas em todas as regiões do país durante 90 dias percorrendo uma distância diária entre 1km e 10km em 7 horas. A tocha tem um design inédito para essa edição olímpica no Brasil, medindo 69 cm e pesando 1,5kg. Será uma grande celebração e Juazeiro com todo seu protagonismo não poderia ficar dessa celebração”, ressaltou Rian.  

Durante a reunião foi definido o interlocutor do município para comunicação direta com o Comitê Organizador Rio 2016, que será o superintendente de Eventos da Prefeitura, Samuel Morais, e o próximo passo será a definição da rota do símbolo olímpico. Também participaram da reunião os vereadores Eduardo Lopes, Anderson Alves, Agnaldo Meira, Amilton Ferreira e Josivaldo Costa (Joca).

“Mesmo a passagem da tocha estando envolto a todo um protocolo, os representantes do Comitê deixaram claro que a Prefeitura terá total autonomia para organizar o evento com o formato que achar melhor. E não mediremos esforços para realizarmos uma bonita festa e assim todos os juazeirenses poderem se orgulhar desse momento único e histórico, quando estaremos fazendo parte da maior celebração esportiva do mundo”, reforçou o secretário Clériston Andrade.

Após percorrer a rota estabelecida na cidade a chama do espírito olímpico ficará durante 15 minutos no ponto central da festa. O Prefeito Isaac avaliou a reunião positivamente. “O Comitê nos passou as informações necessárias para entendermos todo o processo e vamos continuar em constante interação até quando estiver tudo definido. Juazeiro não podia ficar de fora porque repercutirá no mundo inteiro e ajudará a divulgar ainda mais nosso potencial esportivo, cultural, turístico e econômico. Não tenho dúvidas de que iremos receber a tocha olímpica com um evento muito bonito”.

O Comitê Organizador informa que pessoas interessadas na condução da tocha olímpica poderão ser escolhidos através de campanhas nos sites dos patrocinadores das Olimpíadas. Basta contar uma história da própria vida inspirada no espírito olímpico. Os sites de seleção são os seguintes: www.issoeouro.cocacola.com.br (Coca-Cola); www.quemseatreve.com.br (Nissan); www.revezamentobra.com.br (Bradesco).