segunda-feira, 24 de novembro de 2014

SEDUC realiza 3ª etapa do Projeto Intervir nas escolas do município

Por Ramáiana Leal/ SEDUC

Projeto Intervir
A Secretaria de Educação e Esportes (SEDUC), através da Superintendência Pedagógica, realizou a 3ª etapa do Projeto Intervir. A ação aconteceu na Escola de Formação de Professores, em Juazeiro, e contou com a participação de Professores, Coordenadores e Gestores de escolas públicas municipais.
O Projeto Intervir foi criado pela Superintendência Pedagógica do município em outubro de 2013. O objetivo é contribuir com as escolas cujos resultados de aprendizagem estejam abaixo do esperado.  Projeto Intervir

A Gerente de Ensino do município, Gerlane Fernandes, explica que no ano passado o projeto foi feito em uma só etapa, mas nesse ano eles dividiram em três etapas, para buscar um melhor aproveitamento. “Esse ano nós fizemos em etapas: primeiro fizemos uma oficina pedagógica de Matemática e Português; depois a gente fez a etapa alinhamento, onde chamamos secretário e coordenador das escolas e solicitamos que eles trouxessem planilhas de leitura, escrita e produção contidas no diário. Observamos um avanço de 2013 pra cá e o do primeiro diagnóstico para o terceiro. Agora, de posse desses resultados, selecionamos 11 escolas para fazerem essa terceira etapa do projeto, que é o momento de contratar outro Professor – Formador, para dar apoio a 23 turmas dessas 11 escolas. As turmas que estão com um resultado abaixo do esperado, participa desse processo de apoio”, explica Gerlane.

Uma das Professoras-Orientadoras, Gláucia Carvalho, comentou que “é muito interessante participar do projeto, porque é uma forma de estar em contato com os professores, auxiliando no que é possível. Além do mais, a devolutiva está sendo positiva, pois se sente que está sendo possível ajudá-los”.

Projeto Intervir 1A Professora Jucimara de Oliveira era uma das que participavam da 3ª etapa do Projeto Intervir. Para ela a formação é ótima e estão sendo ofertadas por pessoas com experiência. “Já fiz outras formações com elas e foi muito bom. E acho que o projeto tanto acompanha o processo de você ter que ter uma formação continuada para o professor, quanto o aluno começar a dar o resultado em sala de aula. Nós recebemos a ajuda e passamos a nos dedicar mais para oferecer uma aprendizagem melhor”, reconhece.

A Superintendente Pedagógica, Luzanilde Aguiar, ressaltou que foi disponibilizado para os formadores e professores um material dando orientações de como trabalhar essas habilidades do curso em sala de aula de uma forma mais lúdica. “O nome do projeto já nos dá a ideia do que se necessitava fazer, uma intervenção para o melhoramento de ensino-aprendizagem. Para isso nós disponibilizamos tudo o que os formadores e professores participantes precisavam e agora já vislumbramos resultados positivos”, concluiu Luzanilde.