terça-feira, 5 de agosto de 2014

SEDUC promove 1º Seminário de Articulação Tecnológica na Educação

 Por Ramáiana Leal/ SEDUC

A Secretaria de Educação e Esportes, através do Núcleo de Tecnologia do Município – NTM, realizou o I Seminário de Articulação Tecnológica na Educação, durante os dias 31 de julho (no Centro de Cultura João Gilberto) e 1º de agosto (na Escola de Formação de Professores de Juazeiro – EFEJ). Estiveram presentes o secretário de Educação e Esportes, Clériston Andrade, Professores e Coordenadores Pedagógicos, Articuladores de Educação Tecnológica, além de convidados de outros municípios.

Segundo informações do Coordenador do Núcleo de Tecnologia do Município, Francisco Hernandes, atualmente no Brasil 48% das escolas públicas tem computador e acesso à internet. Em Juazeiro há um percentual um pouco maior. “85% das nossas escolas têm computadores e a gente tem outro diferencial, nós temos um concurso que foi elaborado para deixar um responsável fazendo a Articulação Tecnológica na Educação. Então nesse contexto de três, quatro anos nesse trabalho, surge o primeiro seminário para difundir todos os projetos já elaborados nas escolas”, disse Francisco.

A palavra tecnologia, apesar de ser antiga, soa sempre como algo novo. Então o objetivo do seminário foi aproximar mais a Educação Tecnológica do professor, do coordenador pedagógico, para que o laboratório pudesse ser a continuidade da sala de aula. Para a Professora Denise Simone Farias da Cruz, da EMEI Edivania Santos Cardoso, “o evento foi muito bom. É uma forma de aprendizado. Fica parecendo distante da sala de aula, pelo nome, mas na verdade está muito próximo. E esse seminário acabou tirando todas as dúvidas”.
Quem também participou do seminário foi a Professora da Escola Luis Cursino, Marislene Lopes da Silva. Ela disse que sempre tinha dúvidas em trabalhar com os alunos, mesmo em parceria com o Articulador, mas que agora tudo foi esclarecido com o uso das ferramentas. “Foi maravilhoso. Participei de uma oficina que trouxe todo o esclarecimento. Além do que, a relação com o Articulador será melhor. Eu agora já sei como elaborar as atividades, por exemplo. Tomara que tenhamos outro desses logo”, reconheceu Marislene.

Núcleo de Tecnologia do Município

O NTM foi inaugurado em 2012 com a premissa de cunho pedagógico para ampliar e aperfeiçoar conhecimentos na Educação Tecnológica. Oferta sempre cursos para professores do município, mas também para professores de outras cidades, justamente pela pluralidade dos Articuladores.

O Articulador Tecnológico tem o papel de articular junto com a coordenação pedagógica tudo o que é tecnológico educacional, tudo o que é inerente ao assunto na escola. Eles possuem um blog que dá suporte Francisco Hernandes técnico e pedagógico e está disponível para todo o Brasil. “Temos 65 mil acessos. Participam com a gente os estados de Minas Gerais, Goiás, Ceará e o pessoal aqui do entorno. Assim, como a nossa pluralidade de articuladores é abrangente, nós temos profissionais em várias áreas: Pedagogos, Artistas Plásticos, Analistas de Sistemas. Essa pluralidade é que dá a dimensão maior de contextualizar a Educação Tecnológica no nosso município”, explica o Coordenador do NTM.
Um dos Articuladores, Joedson Silva, disse que busca sempre facilitar o acesso do professor à tecnologia. “A aula em si é a aula do professor. O que a gente faz é essa ponte entre o que temos de disponível nas escolas e o que o professor quer trabalhar, como conteúdo, para fazermos uma ligação com a tecnologia. O professor quer utilizar um smartphone, um tablete, um computador, ou tecnologias alternativas, como som, imagem, projetores? Tudo isso nós ajudamos e facilitamos o trabalho. Além dos lúdicos, que o professor pode utilizar no computador, através dos jogos, dos softwares que são utilizados em sala de aula”, informa.

Para Francisco Hermenegildo, “o NTM vem pra somar um trabalho que já havia sido feito antes. Nós preparamos todo o ambiente das escolas. Nós tínhamos 20 laboratórios e passamos para 85. E na segunda fase ampliamos as salas de recurso, e hoje temos 44, mais sete rádios web, e nesse contexto todo o Núcleo agregou a estrutura com o pessoal para realmente dar um passo novo na ligação entre educação e tecnologia”.