sexta-feira, 21 de março de 2014

Processo de Certificação para a Coordenação Pedagógica nas Escolas da Rede Municipal de Ensino

Dando continuidade ao processo de certificação para a coordenação pedagógica, publica-se o GABARITO FINAL  da 1ª Etapa do referido processo. Este gabarito sofreu alterações a partir da análise dos recursos impetrados pelos candidatos.
Através da análise feita pela Comissão responsável pela Certificação/2014, verificou-se a anulação das questões 05 e 26, das quais os pontos serão acrescentados às médias e retifica-se a alternativa correta da questão 23. Onde se lê correta a letra "C", leia-se alternativa correta letra "A". Para maiores esclarecimentos publica-se também os pareceres referentes à etapa em questão.

PARECER

Nº INSCRIÇÃO: 013

Questão 19

Quanto ao recurso impetrado pela candidata relativo à "Questão 19", a qual trata da concepção da Educação Infantil nas Diretrizes Curriculares da Educação Infantil e nos Referenciais Curriculares que compreendem a Educação Infantil como espaço de cuidar e educar, concepção esta que também se estende a creche, vale ressaltar que essa compreensão não coaduna com a sugestão da candidata da inclusão do item 02 proposta na prova de compreender as creches como "o ambiente escolar da creche como espaço assistencialista às crianças". A palavra assistencialista nessa questão diz respeito a uma negativa da Educação Infantil enquanto direito, uma vez que a considera como favor ou assistencialismo. Essa se fez presente até o final de 2011 quando se aprova a Lei Nº 11.494/2007 que compreende a Educação Infantil como parte da Educação Básica direito das crianças e dever do Estado e da família secompreensão ndo, portanto, financiado pelo FUNDEB. Não custa lembrar que até antes desta lei os municípios compreendiam a Educação Infantil como uma politica assistencialista localizando-a inclusive, na Secretaria de Assistência Social e não nas Secretárias de Educação o que evolui inclusive após a provação das Diretrizes Curriculares da Educação Infantil, dos Referenciais Curriculares Nacionais e da Lei Nº 11.494/2007. Portanto o trabalho docente das creches está voltado para o binômio cuidar e educar sendo, portanto, a resposta correta a letra "A". O recurso da candidata referente a "Questão 19" é indeferindo por ser inadmissível a compreensão da Creche como parte da Educação Infantil enquanto assistencialismo frente a uma política de garantia de direitos.

Questão 23

Quanto à "Questão 23" que trata da implantação do conteúdo programático no currículo oficial da rede de ensino de História e Cultura Afro-brasileira, é uma forma de reconhecer sua importância na cultura nacional. A questão solicita que o candidato defina dentre as alternativas o objetivo da inserção desse tema no currículo oficial, sendo, portanto, a letra "A" a resposta correta que possui como o enunciado "Reconhecer a diversidade e as diferenças culturais, incluindo-as no Currículo de forma representativa e dialógica". Nesse sentido, houve um equívoco na divulgação do gabarito preliminar ao reconhecer a questão "C" como a correta, motivo pelo qual será retificado uma vez que a Lei não possui poder de estabelecer uma convivência harmoniosa entre os integrantes das diferentes raças que compõem a nação brasileira. A Lei propõe-se a fazer representar no currículo oficial as contribuições históricas e culturais dos povos afro-brasileiro na construção da cultura nacional, que reafirma a resposta da questão letra "A" negada historicamente nos currículos.

Questão 30

Em relação à "Questão 30", o recurso que afirma que a alternativa "C" também estaria correta, não procede porque se destaca "o comportamento dos educandos que não estão aprendendo". Há lugar nas reuniões de pais para se discutir os resultados da escola como um todo e que consequentemente perpassa pelo comportamento dos alunos, mas não somente dos alunos que não estão aprendendo. 
Recurso, portanto indeferido.
PARECER

Nº INSCRIÇÃO: 081

Questão 05

Recurso deferido tendo em vista que de fato as palavras grifadas, conforme arquivo enviado, seriam: EVIDENCIADO, INFANTIL, DEVEMOS, PRIMEIRAMENTE, PARTIMOS. Respectivamente sufixo nominal, radical, desinência verbal de número e pessoa (1ª pessoa do plural), desinência nominal de gênero e tema, portanto como isso não ocorreu comprometeu a compreensão da questão. No entanto, quanto ao questionamento da alternativa E, é improcedente. A resposta está correta, pois trata-se de um texto não literário, mas de um parecer técnico sobre alfabetização. Quando a intenção do autor de um texto é informar o leitor sobre algo, a linguagem é clara, direta e precisa, procurando traduzir a realidade com objetividade, ocorre a função referencial da linguagem.

Questão 11

Na "Questão 11" a duplicidade das respostas da alternativa "D" (VVVVV) e "E" (todas as alternativas estão corretas) não inviabiliza ao candidato a escolha da questão correta, uma vez que esta está contida entre as questões restantes sendo, portanto, a questão certa a alternativa "A" (FVVFV). Nessa perspectiva indefere-se o recurso.

Questão 26

Em relação à "Questão 26" ratifica-se a constância do item Projeto Didático no tema "Como a Coordenação Pedagógica interage com as práticas educativas?". Com relação à fonte de onde a questão teria sido tirada, não se justifica como argumento visto que esta referência foi adotada pelo município no Projeto "É hora de Ler" e que se fundamenta nos princípios teóricos metodológicos de Fernando Hernandez.
O autor José Espedido Félix Martins traz durante toda a sua abordagem a necessidade de se pensar uma prática dialógica na escola e que, sobretudo, sugerem formas eficientes e eficazes do fazer pedagógico. Portanto, a questão não se trata de uma cópia do livro que deveria estar na integra, mas das possibilidades de síntese e de interpretação a partir dos temas discutidos.
No entanto, ratifico a pertinência do recurso que estabelece outros autores que também discutem o tema e numeram os itens em outra ordem.
Considerando essa abordagem, de fato, a questão deveria primar pelo autor da classificação.
Assim, defere-se o recurso.
PARECER

Nº INSCRIÇÃO: 031

Questão 05

Recurso deferido tendo em vista que de fato as palavras grifadas, conforme arquivo enviado, seriam: EVIDENCIADO, INFANTIL, DEVEMOS, PRIMEIRAMENTE, PARTIMOS. Respectivamente sufixo nominal, radical, desinência verbal de número e pessoa (1ª pessoa do plural), desinência nominal de gênero e tema, portanto como isso não ocorreu comprometeu a compreensão da questão.
No entanto, quanto ao questionamento da alternativa E, é improcedente. A resposta está correta, pois trata-se de um texto não literário, mas de um parecer técnico sobre alfabetização. Quando a intenção do autor de um texto é informar o leitor sobre algo, a linguagem é clara, direta e precisa, procurando traduzir a realidade com objetividade, ocorre a função referencial da linguagem.

Questão 26

Em relação à "Questão 26" ratifica-se a constância do item Projeto Didático no tema "Como a Coordenação Pedagógica interage com as práticas educativas?".
Com relação à fonte de onde a questão teria sido tirada, não se justifica como argumento visto que esta referência foi adotada pelo município no Projeto "É hora de Ler" e que se fundamenta nos princípios teóricos metodológicos de Fernando Hernandez.
O autor José Espedido Félix Martins traz durante toda a sua abordagem a necessidade de se pensar uma prática dialógica na escola e que, sobretudo, sugerem formas eficientes e eficazes do fazer pedagógico. Portanto, a questão não se trata de uma cópia do livro que deveria estar na integra, mas das possibilidades de síntese e de interpretação a partir dos temas discutidos.
No entanto, ratifico a pertinência do recurso que estabelece outros autores que também discutem o tema e numeram os itens em outra ordem. Considerando essa abordagem, de fato, a questão deveria primar pelo autor da classificação.
Assim, defere-se o recurso.
PARECER

Nº INSCRIÇÃO: 045

Questão 11

Na "Questão 11" a duplicidade das respostas da alternativa "D" (VVVVV) e "E" (todas as alternativas estão corretas) não inviabiliza ao candidato a escolha da questão correta, uma vez que esta está contida entre as questões restantes sendo, portanto a questão certa a alternativa "A" (FVVFV). Portanto indefere-se o recurso.

Questão 26

Em relação à "Questão 26" ratifica-se a constância do item Projeto Didático no tema "Como a Coordenação Pedagógica interage com as práticas educativas?".
Com relação à fonte de onde a questão teria sido tirada, não se justifica como argumento visto que esta referência foi adotada pelo município no Projeto "É hora de Ler" e que se fundamenta nos princípios teóricos metodológicos de Fernando Hernandez.
O autor José Espedido Félix Martins traz durante toda a sua abordagem a necessidade de se pensar uma prática dialógica na escola e que, sobretudo, sugerem formas eficientes e eficazes do fazer pedagógico. Portanto, a questão não se trata de uma cópia do livro que deveria estar na integra, mas das possibilidades de síntese e de interpretação a partir dos temas discutidos.
No entanto, ratifico a pertinência do recurso que estabelece outros autores que também discutem o tema e numeram os itens em outra ordem.
Considerando essa abordagem, de fato, a questão deveria primar pelo autor da classificação.
Assim, defere-se o recurso.
PARECER

Nº INSCRIÇÃO: 028

Questão 05

Recurso deferido tendo em vista que de fato as palavras grifadas, conforme arquivo enviado, seriam: EVIDENCIADO, INFANTIL, DEVEMOS, PRIMEIRAMENTE, PARTIMOS. Respectivamente sufixo nominal, radical, desinência verbal de número e pessoa (1ª pessoa do plural), desinência nominal de gênero e tema, portanto como isso não ocorreu comprometeu a compreensão da questão.
No entanto, quanto ao questionamento da alternativa E, é improcedente. A resposta está correta, pois trata-se de um texto não literário, mas de um parecer técnico sobre alfabetização. Quando a intenção do autor de um texto é informar o leitor sobre algo, a linguagem é clara, direta e precisa, procurando traduzir a realidade com objetividade, ocorre a função referencial da linguagem.

Questão 11

Na "Questão 11" a duplicidade das respostas da alternativa "D" (VVVVV) e "E" (todas as alternativas estão corretas) não inviabiliza ao candidato a escolha da questão correta, uma vez que esta está contida entre as questões restantes sendo, portanto a questão certa a alternativa "A" (FVVFV). Portanto indefere-se o recurso.

Questão 26

Em relação à "Questão 26" ratifica-se a constância do item Projeto Didático no tema "Como a Coordenação Pedagógica interage com as práticas educativas?".
Com relação à fonte de onde a questão teria sido tirada, não se justifica como argumento visto que esta referência foi adotada pelo município no Projeto "É hora de Ler" e que se fundamenta nos princípios teóricos metodológicos de Fernando Hernandez.
O autor José Espedido Félix Martins traz durante toda a sua abordagem a necessidade de se pensar uma prática dialógica na escola e que, sobretudo, sugerem formas eficientes e eficazes do fazer pedagógico. Portanto, a questão não se trata de uma cópia do livro que deveria estar na integra, mas das possibilidades de síntese e de interpretação a partir dos temas discutidos.
No entanto, ratifico a pertinência do recurso que estabelece outros autores que também discutem o tema e numeram os itens em outra ordem.
Considerando essa abordagem, de fato, a questão deveria primar pelo autor da classificação.
Assim, defere-se o recurso.
PARECER

Nº INSCRIÇÃO: 054

Questão 01

Relativo à "Questão 01" a resposta permanece a mesma, alternativa "E", pois os valores semânticos da loc. Adverbial podem indicar, além das circunstâncias citadas pela candidata (afirmação, dúvida, intensidade, lugar, tempo e modo), outras como assunto, companhia, fim, condição etc., conforme exemplos a seguir:
O candidato só poderá sair da sala de prova com autorização. (condição).
 Preparou-se com afinco para os exames vestibulares. (fim)
 Redigiu o pedido de recurso com uma caneta preta. (instrumento).
 Desse modo indefere-se o recurso impetrado pela candidata.

Questão 06

Quanto ao recurso impetrado contra a" Questão 06", o termo AQUI - advérbio de lugar - não retoma a palavra memória, justamente por fazer referência ao lugar onde a memória está localizada. Quanto a não se referir à capacidade, implicitamente o advérbio AQUI questiona a capacidade de armazenamento da memória do cérebro humano, o que é respondido no quadrinho seguinte: TRÊS IDEIAS. Nesse sentido indefere-se o recurso.

Questão 08
A "Questão 08" trata especificamente do grupo que frequenta a educação infantil e em especial, os equívocos que algumas propostas têm provocado quando se trata de crianças pequenas, ou se brinca e acredita que a alfabetização é etapa do ensino fundamental, ou se promove a leitura e a escrita numa perspectiva da repetição e da cópia, sem levar em consideração o desenvolvimento das crianças. Como afirmam os estudos em alfabetização, a criança não aprende por que copia, mas por que pensa sobre a mesma e elabora hipóteses para interpretar o sistema de escrita. 
Algumas reflexões são necessárias: 

- Segundo a psicogênese, não faz sentido para a maioria dos aprendizes, numa etapa inicial, ficar pronunciando e/ou copiando, pois, a percepção e entendimento do sistema de notação, compreendendo suas propriedades, como afirma Ferreiro e Teberosky (1999), "por trás de uma mão que escreve há uma cabeça que pensa", faz mais sentido para o aprendiz, construir suas reflexões e compreensões sobre a lecto escrita, com textos e escritas contextualizados e que tenham sentido, do que a cópia e a repetição. 
- A presença da cópia refere-se a uma abordagem na perspectiva behaviorista/comportamentalista, a qual não é o que apresenta a questão.
- A resposta correta propõe uma reflexão amplamente difusa nos estudos e pesquisas sobre alfabetização, ou seja, a importância da leitura como ação cotidiana na sala de aula desde a educação infantil, este aspecto em especial tem sido ponto de discussão e afirmação nas pesquisas deste segmento de ensino;
- Ainda destaca que a interação com o adulto que promove a leitura e a escrita nas atividades do cotidiano, insere a criança pequena no universo do mundo da leitura e escrita, além de provocar, especificamente na perspectiva construtivista (abordagem ainda considerada coerente na educação brasileira), de que é mais significativo para o sujeito experimentar a leitura com coerência e contextualizada do que copiar e/ou repetir;
- A construção não se dá pela cópia, mas pela compreensão do sistema de notação. Por fim, de que atividades lúdicas na educação infantil envolvendo a linguagem, com objetivos claros, tendo como referência o nível de desenvolvimento das crianças é importante, cujo escopo é valorizar a leitura e a escrita desde a educação infantil, o que, entretanto, não devemos esquecer que para estes sujeitos temos objetivos e etapas claras no currículo a ser valorizado e que deve ser contemplado no trabalho do professor.
- Para fundamentar citamos algumas reflexões do estudo da Psicogênese da Língua Escrita de Emilia Ferreiro e Ana Teberosky (1999), sobre os princípios básicos que fundamentaram a pesquisa experimental amplamente difusa no Brasil e no mundo, o qual é importante salientar que até o momento não temos outro estudo que refute tais princípios: (O recorte abaixo é parte do texto do primeiro capítulo da referida obra na página 37).

* Não identificar a leitura como decifrado...ler não equivale a decodificar as grafias em sons...a leitura não pode ser reduzida a puro decifrado.
* Não identificar a leitura como cópia de um modelo...escrever é uma tarefa de ordem conceitual...se bem seja necessária a presença de modelos...a escrita não é copia passiva e sim interpretação ativa dos modelos do mundo adulto.
* Não identificar progressos na conceitualização com avanços no decifrado ou na exatidão da cópia...Se entendemos a aquisição da escrita como produto de uma construção ativa, ela supõe etapas de estruturação do conhecimento.
                                 Ler não é decifrar; escrever não é copiar. (Ferreiro e Teberosky, 1999, p. 283)
Desse modo o recurso é julgado como improcedente.

Questão 15

A "Questão 15" trata de uma questão contemporânea que diz respeito a questão agraria no Brasil e que dialoga diretamente com as questões inerentes a educação voltadas aos povos do campo que se afirma através de politica própria garantida pelas  Legislação brasileira e pela resolução do conselho nacional de Educação trazendo a tona um conflito que coloca de dois lados dois grandes movimentos o MST que defende a Educação do Campo baseada como emancipação do trabalhadores rurais e tem o trabalho como principio educativo e como instrumento da explicitação das contradições sociais, politicas e econômicas presentes no campo por outro lado a União Democrática Ruralista UDR que defende a educação e a terra em favor do patronado rural e dos interesses do capital. Ou seja, em todas as publicações que trata diretamente da educação do campo essa dualidade será evidenciada o que, portanto não se faz na Wikipédia, referencia citada 
pela candidata em seu recurso, por se tratar de uma fonte de informação livre e que, portanto não
se pode servir como referência para compreensão das questões inerentes ao direito a terra e a Educação do Campo. Nesse sentido reafirma-se a resposta da questão 15 a alternativa "D" por representar as distintas classes sócias conflitantes. E nas áreas rurais espaço em que inúmeros conflitos se manifestam no que diz respeito ao uso da terra.

Questão 22

Quanto o recurso impetrado pela candidata referente à "Questão 22" (apesar da mesma não identificar o número da questão) que trata dos PCN do ensino da Matemática e aos conteúdos distribuído no bloco "Tratamento da Informação" a questão solicita que o candidato identifique as habilidades que os alunos deverá desenvolver no que se refere a esse bloco. Sendo assim, ao afirmar como resposta correta da "Questão 22" a letra "C" não necessariamente, deveria aparecer na resposta todas as habilidades a serem desenvolvidas pelo alunos no Bloco "Tratamento da Informação" mas, apresenta-se algumas habilidades como a própria questão afirma: "Explorar o conceito de número como código na organização das informações, tais como: telefones e placas de carro". Portanto juga-se improcedente o recurso.

Questão 25
Em relação à "Questão 25", o recurso que afirma que a alternativa "D" seria a correta, não procede
porque o coordenador precisa sim auxiliar no crescimento profissional e na formação continuada dos educadores que estão sob sua coordenação. Crescimento Profissional no contexto da questão não pode ser entendido como mudança de função e/ou cargo, mas sim de melhoria e ressignificação da prática pedagógica do professor. O Coordenador é um agente transformador do crescimento profissional.
Assim, julga-se improcedente o recurso.

Questão 26

Em relação à "Questão 26" o autor José Espedido Félix Martins traz durante toda a sua abordagem a necessidade de se pensar uma prática dialógica na escola e que, sobretudo sugerem formas eficientes e eficazes do fazer pedagógico. 
No entanto ratifica-se a pertinência do recurso naquilo que tange a multiplicidade de olhares referentes ao Projeto Didático enquanto instrumento de organização e planejamento bem como a organização de suas etapas. Considerando essa abordagem, de fato, a questão será anulada. Assim, defere-se o recurso.

Questão 30

Em relação à "Questão 30", o recurso que afirma que a alternativa "C" também estaria correta, não procede porque se destaca "o comportamento dos educandos que não estão aprendendo". Há lugar nas reuniões de pais para se discutir os resultados da escola como um todo e que consequentemente perpassa pelo comportamento dos alunos, mas não somente dos alunos que não estão aprendendo
Recurso, portanto indeferido.
PARECER

Nº INSCRIÇÃO: 066

Questão 26

Em relação à "Questão 26" ratifica-se a constância do item Projeto Didático no tema "Como a Coordenação Pedagógica interage com as práticas educativas?".
Com relação à fonte de onde a questão teria sido tirada, não se justifica como argumento visto que esta referência foi adotada pelo município no Projeto "É hora de Ler" e que se fundamenta nos princípios teóricos metodológicos de Fernando Hernandez.
O autor José Espedido Félix Martins traz durante toda a sua abordagem a necessidade de se pensar uma prática dialógica na escola e que, sobretudo, sugerem formas eficientes e eficazes do fazer pedagógico. Portanto, a questão não se trata de uma cópia do livro que deveria estar na integra, mas das possibilidades de síntese e de interpretação a partir dos temas discutidos.
No entanto, ratifico a pertinência do recurso que estabelece outros autores que também discutem o tema e numeram os itens em outra ordem.
Considerando essa abordagem, de fato, a questão deveria primar pelo autor da classificação.
Assim, defere-se o recurso.
PARECER

Nº INSCRIÇÃO: 046

Questão 26

Em relação à "Questão 26" ratifica-se a constância do item Projeto Didático no tema "Como a Coordenação Pedagógica interage com as práticas educativas?".
Com relação à fonte de onde a questão teria sido tirada, não se justifica como argumento visto que esta referência foi adotada pelo município no Projeto "É hora de Ler" e que se fundamenta nos princípios teóricos metodológicos de Fernando Hernandez.
O autor José Espedido Félix Martins traz durante toda a sua abordagem a necessidade de se pensar uma prática dialógica na escola e que, sobretudo, sugerem formas eficientes e eficazes do fazer pedagógico. Portanto, a questão não se trata de uma cópia do livro que deveria estar na integra, mas das possibilidades de síntese e de interpretação a partir dos temas discutidos.
No entanto, ratifico a pertinência do recurso que estabelece outros autores que também discutem o tema e numeram os itens em outra ordem.
Considerando essa abordagem, de fato, a questão deveria primar pelo autor da classificação.
Assim, defere-se o recurso.
PARECER

Nº INSCRIÇÃO: 071

Questão 05

Recurso deferido tendo em vista que de fato as palavras grifadas, conforme arquivo enviado, seriam: EVIDENCIADO, INFANTIL, DEVEMOS, PRIMEIRAMENTE, PARTIMOS. Respectivamente sufixo nominal, radical, desinência verbal de número e pessoa (1ª pessoa do plural), desinência nominal de gênero e tema, portanto como isso não ocorreu comprometeu a compreensão da questão.

Questão 26

Em relação à "Questão 26" ratifica-se a constância do item Projeto Didático no tema "Como a Coordenação Pedagógica interage com as práticas educativas?".
Com relação à fonte de onde a questão teria sido tirada, não se justifica como argumento visto que esta referência foi adotada pelo município no Projeto "É hora de Ler" e que se fundamenta nos princípios teóricos metodológicos de Fernando Hernandez.
O autor José Espedido Félix Martins traz durante toda a sua abordagem a necessidade de se pensar uma prática dialógica na escola e que, sobretudo, sugerem formas eficientes e eficazes do fazer pedagógico. Portanto, a questão não se trata de uma cópia do livro que deveria estar na integra, mas das possibilidades de síntese e de interpretação a partir dos temas discutidos.
No entanto, ratifico a pertinência do recurso que estabelece outros autores que também discutem o tema e numeram os itens em outra ordem.
Considerando essa abordagem, de fato, a questão deveria primar pelo autor da classificação.
Assim, defere-se o recurso.
PAREVER

Nº INSCRIÇÃO: 052

Questão 05

Recurso deferido tendo em vista que de fato as palavras grifadas, conforme arquivo enviado, seriam: EVIDENCIADO, INFANTIL, DEVEMOS, PRIMEIRAMENTE, PARTIMOS. Respectivamente sufixo nominal, radical, desinência verbal de número e pessoa (1ª pessoa do plural), desinência nominal de gênero e tema, portanto como isso não ocorreu comprometeu a compreensão da questão.

Questão 26

Em relação à "Questão 26" ratifica-se a constância do item Projeto Didático no tema "Como a Coordenação Pedagógica interage com as práticas educativas?".
Com relação à fonte de onde a questão teria sido tirada, não se justifica como argumento visto que esta referência foi adotada pelo município no Projeto "É hora de Ler" e que se fundamenta nos princípios teóricos metodológicos de Fernando Hernandez.
O autor José Espedido Félix Martins traz durante toda a sua abordagem a necessidade de se pensar uma prática dialógica na escola e que, sobretudo, sugerem formas eficientes e eficazes do fazer pedagógico. Portanto, a questão não se trata de uma cópia do livro que deveria estar na integra, mas das possibilidades de síntese e de interpretação a partir dos temas discutidos.
No entanto, ratifico a pertinência do recurso que estabelece outros autores que também discutem o tema e numeram os itens em outra ordem.
Considerando essa abordagem, de fato, a questão deveria primar pelo autor da classificação.
Assim, defere-se o recurso.

PARECER

Nº INSCRIÇÃO: 087

Questão 05

Recurso deferido tendo em vista que de fato as palavras grifadas, conforme arquivo enviado, seriam: EVIDENCIADO, INFANTIL, DEVEMOS, PRIMEIRAMENTE, PARTIMOS. Respectivamente sufixo nominal, radical, desinência verbal de número e pessoa (1ª pessoa do plural), desinência nominal de gênero e tema, portanto como isso não ocorreu comprometeu a compreensão da questão.

Questão 11

Na "Questão 11" a duplicidade das respostas da alternativa "D" (VVVVV) e "E" (todas as alternativas estão corretas) não inviabiliza ao candidato a escolha da questão correta, uma vez que esta está contida entre as questões restantes sendo, portanto, a questão certa a alternativa "A" (FVVFV). Nessa perspectiva indefere-se o recurso.

Questão 26

Em relação à "Questão 26" ratifica-se a constância do item Projeto Didático no tema "Como a Coordenação Pedagógica interage com as práticas educativas?".
Com relação à fonte de onde a questão teria sido tirada, não se justifica como argumento visto que esta referência foi adotada pelo município no Projeto "É hora de Ler" e que se fundamenta nos princípios teóricos metodológicos de Fernando Hernandez.
O autor José Espedido Félix Martins traz durante toda a sua abordagem a necessidade de se pensar uma prática dialógica na escola e que, sobretudo, sugerem formas eficientes e eficazes do fazer pedagógico. Portanto, a questão não se trata de uma cópia do livro que deveria estar na integra, mas das possibilidades de síntese e de interpretação a partir dos temas discutidos.
No entanto, ratifico a pertinência do recurso que estabelece outros autores que também discutem o tema e numeram os itens em outra ordem.
Considerando essa abordagem, de fato, a questão deveria primar pelo autor da classificação.
Assim, defere-se o recurso.
PARECER

Nº INSCRIÇÃO: 072

Questão 06

Quanto ao recurso impetrado contra a" Questão 06", o termo AQUI - advérbio de lugar - não retoma a palavra memória, justamente por fazer referência ao lugar onde a memória está localizada. Quanto a não se referir à capacidade, implicitamente o advérbio AQUI questiona a capacidade de armazenamento da memória do cérebro humano, o que é respondido no quadrinho seguinte: TRÊS IDEIAS. Nesse sentido indefere-se o recurso.

Questão 23

Quanto à "Questão 23" que trata da implantação do conteúdo programático no currículo oficial da rede de ensino, de História e Cultura Afro-brasileira é uma forma de reconhecer sua importância na cultura nacional. A questão solicita que o candidato defina dentre as alternativas o objetivo da inserção desse tema no currículo oficial, sendo, portanto, a letra "A" a resposta correta que possui como o enunciado "Reconhecer a diversidade e as diferenças culturais, incluindo-as no Currículo de forma representativa e dialógica". Sendo assim, houve um equívoco na divulgação do gabarito ao reconhecer a questão "C" como a correta, motivo pelo qual será retificado uma vez que a Lei não possui poder de estabelecer uma convivência harmoniosa entre os integrantes das diferentes raças que compõem a nação brasileira. A Lei afirmativa propõe-se a fazer representar no currículo oficial as contribuições históricas e culturais dos povos afro-brasileiro na construção da cultura nacional, que reafirma a resposta da questão letra "A" negada historicamente nos currículos.