terça-feira, 17 de dezembro de 2013

UNEB é parceira do Unicef em pacto nacional em prol do semiárido baiano

 Núcleo de Jornalismo*
Assessoria de Comunicação

Cerimônia de lançamento do selo contou com participação de representantes da entidade e gestores
A UNEB participou, na tarde de ontem (5), do lançamento do selo Unicef Município Aprovado Edição 2013-2016, realizado  durante cerimônia promovida no Hotel Pestana Convento do Carmo, em Salvador.

A universidade foi representada pelo pró-reitor de Planejamento (Proplan), Luiz Paulo Neiva (na foto home, ao microfone), que também responde pela UNEB no Comitê Gestor Estadual do Pacto Nacional Um Mundo para a Criança e o Adolescente do Semiárido, iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

A cerimônia contou com a participação da presidente das Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), Fátima Mendonça, da secretária de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza da Bahia (Sedes), Moema Gramacho, e da coordenadora do escritório do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) em Salvador, Helena Oliveira.

O selo representa um reconhecimento internacional conquistado por municípios do semiárido pelas iniciativas e esforços em prol da melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes.

“Os municípios devem se juntar com as políticas públicas, federais, estaduais e municipais para participação efetiva na iniciativa. A UNEB é uma universidade multicampi que está presente em quase todo o semiárido baiano, com a participação no comitê, a instituição será capaz de contribuir ainda mais com o engajamento dos seus departamentos”, ressaltou Luiz Paulo.

Compromisso com o Semiárido

Ao aderir à iniciativa do Unicef, os municípios assumem o compromisso de desenvolver ações estratégicas de políticas públicas e participação social, objetivando garantir os direitos das crianças e adolescentes de sobreviver, se desenvolver, aprender, proteger-se e ser protegido.

Também prestigiaram o evento prefeitos de municípios do semiárido baiano, gestores de instituições públicas e privadas, representantes da sociedade civil organizada, do setor privado e lideranças adolescentes.

De acordo com Helena Oliveira, independente da certificação, o selo contribui para melhorar os indicadores sociais nos municípios participantes: “Esta é uma iniciativa que ajuda a fortalecer a capacidade dos gestores municipais e a mobilizar toda a sociedade pela garantia dos direitos de crianças e adolescentes”.

Para participar da iniciativa, os prefeitos devem se inscrever, até o dia 14 deste mês, por meio da assinatura do termo de adesão disponível no site do Unicef e envio do documento ao escritório da entidade em Salvador, na Praça Municipal Thomé de Souza, no centro antigo de Salvador.

Vinte e sete municípios do semiárido do estado, onde vivem 308 mil crianças e adolescentes, já se inscreveram na nova edição do selo. As cidades baianas que participaram das edições anteriores do selo tiveram redução da taxa de mortalidade infantil de 19,28%, em 2007, para 17,25% em 2011.

Parceria entre UNEB e Unicef

Ainda durante a cerimônia de lançamento, Luiz Paulo Neiva agendou encontro em Canudos com a coordenadora do escritório do Unicef em Salvador, Helena Oliveira, e com a articuladora do Comitê Gestor Estadual do Pacto, Iara Farias.

A reunião deve contar com a participação de representantes de outros municípios da região e do Fórum de Desenvolvimento Municipal Sustentável de Canudos, formado por 63 associações.

Durante a atividade serão discutidas as questões do semiárido com ênfase para a situação da criança e do adolescente, e o prefeito de Canudo vai assinar o termo de adesão do município ao Programa Selo Unicef Município Aprovado.

“Os representantes do Unicef já manifestavam o desejo de conhecer o Projeto Canudos, que é coordenado pela UNEB e também contribui para a elevação dos índices relacionados aos jovens e adultos. Em virtude disso, fiz o convite e vamos realizar esse encontro com a participação de representantes da região”, explicou Luiz Paulo.

No último mês de outubro, o Governo do Estado da Bahia assinou a renovação do compromisso com a entidade e instituiu oito novos parceiros para o Comitê Gestor Estadual do Pacto Nacional Um Mundo para a Criança e o Adolescente do Semiárido, dentre os quais figura a UNEB.

Representante da universidade no comitê, Luiz Paulo Neiva reafirmou o compromisso da instituição com o programa, ressaltando o potencial da parceira, dada a sua natureza multicampi e as ações que tem desenvolvido nos municípios do semiárido baiano.

*Com informações da Secretaria de Comunicação Social (Secom) do Estado da Bahia e da Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan) da UNEB. Fotos: Secom/GOVBA