terça-feira, 5 de novembro de 2013

Eleição das Comissões Eleitorais Escolares acontece nesta terça-feira (05) em toda a Rede Municipal de Ensino de Juazeiro

Por Anna Monteiro / SEDUC

Nesta terça-feira (05) nas 113 escolas da Rede Municipal de Ensino de Juazeiro, acontecerá a eleição das Comissões Eleitorais Escolares que serão responsáveis pela operacionalização do processo final de escolha dos Gestores e Vice-gestores das unidades de ensino municipais. Para orientar essa etapa, a Comissão Eleitoral Central promoveu um encontro na última sexta-feira (01) com os Conselheiros e Secretários Escolares.

“Da reunião participaram 168 pessoas convocadas e convidadas, que foram orientadas sobre a eleição das Comissões Escolares, inscrição das chapas dos candidatos e elaboração da lista de votantes. Serão três encontros. Nesse primeiro momento dialogamos e orientamos os Conselheiros e Secretários, que darão um apoio na parte burocrática. Em seguida, iremos capacitar às próprias Comissões, que serão formadas amanhã”, explica a Diretora de Gestão da Secretaria de Educação e Esportes e presidente da Comissão Eleitoral Central, Lucinete Alves.
Irão compor as Comissões Eleitorais Escolares um representante de cada um dos seguintes segmentos: professor; pai, mãe ou responsável legal; Conselho Escolar; servidor administrativo e aluno – nesse caso desde que com idade igual ou superior a 18 anos. As assembleias para a eleição desses representantes já estão sendo convocadas pelos Conselhos Escolares desde a última semana.

Cada Comissão elegerá seu próprio presidente entre os seus membros e terá as atribuições de cumprir e operacionalizar o cronograma eleitoral; credenciar três fiscais por chapa; construir as mesas eleitorais receptoras e escrutinadoras necessárias, com um presidente e secretário para cada mesa; orientar os mesários sobre o processo eleitoral; definir e divulgar com antecedência o horário de funcionamento e quantidade das urnas, de forma a garantir a participação do conjunto da Comunidade Escolar; além de organizar, divulgar e publicar a relação nominal dos votantes.
“De 7 a 12, essas Comissões já formadas deverão estar nas escolas para receber as inscrições dos candidatos aos cargos de Gestores e Vice-gestores da Rede Municipal. No dia 14 devem publicar nos murais das unidades de ensino as listas dos votantes, contendo a relação de todos os professores estáveis e efetivos, dos pais de alunos ou responsáveis e dos estudantes com matrícula regular e efetiva frequência. Já entregamos modelos para todos esses procedimentos e esperamos que tudo aconteça de forma muito tranquila e ainda mais organizada do que na primeira eleição em 2010, proposta pelo prefeito Isaac Carvalho”, destaca Lucinete Alves.

Os próximos encontros das Comissões Escolares com a Comissão Eleitoral Central acontecerão nos dias 18 e 25 de novembro, quando serão repassadas novas orientações para o dia da eleição (29 deste mês). Acompanhe no calendário:

05 – Eleição das Comissões Eleitorais Escolares;

7 a 12 – Inscrição das chapas;

14 a 26 Período de campanha;

29 – Eleição.