quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Secretário de Educação e Esportes participa do lançamento do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa em Juazeiro

 Por Anna Monteiro / Seduc

 O secretário de Educação e Esportes, Clériston Andrade, participou na manhã desta segunda-feira (03) de um evento no Departamento de Ciências Humanas da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), que marcou o lançamento em Juazeiro do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – compromisso formal assumido pelo governo federal, estados e municípios com o objetivo de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

Participaram do momento representantes do DCH, professores do município e educadores de 34 cidades baianas que receberão formações da UNEB como forma de assegurar que o Pacto seja cumprido. A Escola de Formação Continuada de Educadores da Rede Municipal de Ensino de Juazeiro (EFEJ) será parceria da iniciativa e cederá o espaço para a realização de alguns dos encontros. Mas, além das formações continuadas presenciais os professores alfabetizadores e seus orientadores de estudo também poderão contar com materiais didáticos – que incluem obras literárias, de apoio pedagógico, jogos e tecnologias educacionais –, avaliações sistemáticas e orientações de gestão, mobilização e controle social, que auxiliarão na conquista das metas estabelecidas na pactuação.

 De acordo com a Diretora do Departamento de Ciências Humanas, Aurilene Rodrigues, é uma honra para a UNEB sediar as atividades do Pacto e ser o maior polo da Bahia. “Esse é mais um dia histórico para nós e espero que com a experiência adquirida, ao final desse trabalho possamos produzir conhecimento científico”, destacou. A representante da universidade também ressaltou a importância da aproximação com o município: “Sem essa contrapartida não seria possível desenvolver nenhum programa como esse. A secretaria, em especial através da EFEJ, é nossa grande parceira e tem nos ajudado a tornar muitos projetos possíveis”.

Na ocasião, o titular da SEDUC, demonstrou se sentir em casa estando na UNEB, que ele considera a ‘Casa da Educação’ em Juazeiro, e colocou a secretaria à disposição no sentido de contribuir para o aperfeiçoamento da formação dos professores alfabetizadores, que tem as instituições de Ensino Superior como promotoras dessa estratégia. “Essa articulação e aliança federativa são fundamentais para que corrijamos o déficit de alfabetização no Brasil. O Pacto nos faz fortes e possibilita, entre outras coisas, que o professor enriqueça o programa com a sua colaboração e não apenas siga uma receita pronta. Desejo êxito a todos os envolvidos e espero que o trabalho seja tão bem feito que um dia as crianças agradeçam por essa iniciativa”, ponderou o secretário.

 A cerimônia de lançamento foi agraciada com as palestras do doutor em Alfabetização e Letramento, Cosme Batista, e do doutor em Educação do Campo, Edmerson dos Santos Reis. Para mais informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa acesse: http://pacto.mec.gov.br