Por Anna Monteiro / SEDUC
Teve início na manhã desta segunda-feira (06), no auditório da Secretaria de Educação e Esportes de Juazeiro, a II Conferência Municipal de Educação que discute o tema preparatório da etapa nacional: “O Plano Nacional de Educação na Articulação do Sistema Nacional de Educação – Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração”.
A Conferência Municipal inicia com grupos de estudo e discussão dos eixos temáticos, que resultarão em propostas que serão levadas à plenária final, no dia 15 de maio, a partir da 7h30, no Colégio Paulo VI. De acordo com o secretário da pasta, Clériston Andrade, a decisão de programar a Conferência nesse formato (dois dias de debate, um de apresentação de propostas e o último de assembleia) foi tomada com o intuito de promover a construção de um documento final mais substancial.
“Em 2009 realizamos a maior Conferência de Educação da Bahia em número de pessoas, entretanto consideramos que o resultado poderia ter sido melhor, no sentido de produção final. Então, esse ano resolvemos inovar e promover um diálogo um pouco mais reduzido, porém mais consistente, com foco no estudo, na reflexão e na real contribuição à educação do município e do país”, esclareceu o titular da SEDUC.
Para a Diretora Executiva da pasta, Lucinete Alves, a expectativa é muito positiva. “Nesse primeiro dia de evento já percebemos que os educadores estão estimulados. Acredito que nessa II Conferência Municipal de Educação conseguiremos discutir amplamente e consolidar o novo modelo de educação que nós desejamos para o Brasil”, ressaltou.
A segunda edição da etapa municipal tem como objetivo deliberar e apresentar um conjunto de propostas que subsidiará a efetivação e a implementação do Plano Nacional de Educação (PNE) pelos municípios, estados e pelo Distrito Federal, abrangendo, especialmente, a participação popular, a cooperação federativa e o regime de colaboração.
“Durante o evento, entre outros aspectos, nós vamos avaliar se as estratégias propostas em 2010 ainda são consideradas eficazes para consolidação do PNE. Os resultados das nossas discussões serão levados à Conferência Estadual e posteriormente à Conferência Nacional, que acontecerá em fevereiro de 2014”, acrescentou a Diretora de Gestão Escolar da SEDUC, Cristine Hermenegildo.
Ainda na abertura, o secretário Clériston Andrade, reforçou o convite aos educadores e todas as pessoas interessadas em participar das discussões pela melhoria da qualidade da educação. “Toda a sociedade deve se engajar, pois educação é um dever coletivo, e é através dela que se promove o desenvolvimento de uma nação”, justificou.
Programação
Nesta tarde, até às 18h30, está sendo discutido o Eixo IV da Conferência Nacional de Educação no auditório da SEDUC e amanhã, das 7h30 às 12h30 e das 13h30 às 18h30, serão discutidos os eixos V e VI, no mesmo local. Em seguida, no dia 09 de maio, das 7h30 às 12h30, também no auditório da SEDUC, serão apresentadas as discussões das propostas da Conferência Nacional de Educação (CONAE 2014) com representantes de cada grupo e escolhidos os pré-delegados. Já a Plenária Final acontecerá no dia 15 de maio, das 7h30 às 17h30, no auditório do Colégio Municipal Paulo VI.
Por Anna Monteiro / SEDUC
No segundo dia de debates da Conferência Municipal de Educação os participantes discutiram os Eixos V e VI da CONAE 2014, que tem como tema central “O Plano Nacional de Educação na Articulação do Sistema Nacional de Educação – Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração”.
O evento começou nesta segunda-feira (06) e os grupos de discussão estão se reunindo no auditório da Secretaria de Educação e Esportes. Juazeiro escolheu os eixos: I – Política Nacional de Educação e Sistema Nacional de Educação: Organização e Regulação; IV – Qualidade da Educação e Avaliação: Democratização do Acesso e Condições de Permanência; V – Gestão Democrática: Participação Popular e Controle Social; e VI – Valorização dos Profissionais da Educação: Formação, Remuneração, Carreira e Condição de Trabalho.
De acordo com a Diretora Executiva da SEDUC, Lucinete Alves, os subtemas foram selecionados pela proximidade destes com a realidade do setor no município. “Tivemos o cuidado, inclusive, de analisar o Plano Municipal de Educação para poder fazer relações entre o que já está sendo desenvolvido em Juazeiro e o que está proposto no Plano Nacional (PNE). Dessa forma, saberemos quais aspectos ainda precisam ser melhorados”, ressaltou.
Nesta perspectiva a professora da Rede Municipal de Ensino, Francineide de Brito, afirmou estar bastante entusiasmada, pois muitas propostas do eixo VI da CONAE, por exemplo, estão sendo realizadas em Juazeiro. “Temos boas formações continuadas e o acompanhamento dos formadores que vão até as escolas ver as nossas necessidades reais. Então, nesse sentido já estamos bem assistidos”, avaliou.
Entretanto, é sabido por todos que muitos ainda são os desafios da educação, no município e no Brasil. Portanto, a II Conferência Municipal de Educação tem como objetivo somar e contribuir com os diálogos que buscam um ensino de melhor qualidade para o país. Para tanto, representantes de diversos segmentos como sindicatos, universidades, organizações sociais, e outros, estão participando.
Quem também quiser ainda pode contribuir, pois a segunda edição do evento se estende até o dia 15 de maio, com uma apresentação das discussões das propostas no dia 09, das 7h30 às 12h30, no auditório da SEDUC, e a plenária final que será realizada no dia 15, durante todo o dia no Colégio Municipal Paulo VI.
Anna Monteiro
Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Juazeiro - Secretaria de Educação e Esportes
Acesse aqui o convite