domingo, 7 de abril de 2013

1ª Formação sobre Educação Contextualizada foi Realizada com Sucesso

Por Anna Monteiro / SEDUC
*Com informações do IRPAA
A primeira formação para os educadores da Escola de Formação de Juazeiro ministrada pelo Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA) aconteceu ontem (25) na sede da EFEJ. A iniciativa, que é fruto de um convênio firmado entre a Secretaria de Educação e Esportes de Juazeiro e a instituição, tem como objetivo finalizar a proposta de Educação Contextualizada do município referente às questões ligadas à Convivência com o Semiárido, que será implantada na Rede Municipal de Ensino.

Durante o encontro os participantes dialogaram sobre conteúdos ligados à história da educação no Brasil, construção da identidade, relação educação / sociedade, educação para o campo, entre outros assuntos que promoveram uma reflexão acerca do modelo de educação que se tem hoje nas escolas e o que se pretende construir a partir da contextualização.

O propósito maior do projeto é contribuir com a construção de conhecimentos e saberes necessários que qualifiquem a prática dos formadores, a fim de que estes possam intervir e modificar a sua realidade e a dos educadores do município, fazendo com que os alunos possam ter uma experiência inovadora dentro da educação.

 
De acordo com informações da Diretoria de Valorização do Professor e Formação Continuada Juazeiro já desenvolve há quatro anos essa proposta de Educação Contextualizada de forma pontual. Entretanto, será essa parceria firmada entre SEDUC e IRPAA que irá efetivar essa prática. Para tal fim, o trabalho será conduzido dentro de uma metodologia participativa pautada no princípio de construção dos saberes, buscando levar em consideração a dinâmica específica local. Ao total, serão realizados cinco encontros formativos de oito horas cada.

Para a supervisora de formação continuada, Carliane de Oliveira Silva, trabalhar educação contextualizada é dar significado e vida às informações que circulam no ambiente escolar. “Por isso, o professor deve refletir bastante e pensar, sobretudo, o porquê de se trabalhar com esse tema”, explicou. 

Segundo Luzanilde Aguiar, a parceria consolida o anseio do prefeito Isaac Carvalho de trabalhar a intersetorialidade, já que o IRPAA estará dialogando não só com a SEDUC, mas também com todas as secretarias do governo na perspectiva da Convivência com o Semiárido.

 O convênio começou a ser pensado na primeira visita do prefeito à entidade, que aconteceu em dezembro do ano passado, quando o gestor municipal ressaltou a importância do aprofundamento dessas discussões. Essa primeira formação dá vida ao projeto e se constitui como ponta pé inicial para uma educação de melhor qualidade, levando-se em consideração a Convivência com o Semiárido.