Por Emanuelle Lustosa/SEDUC
Nesta terça-feira (03), alunos do 5º e 9º ano do ensino fundamental das Escolas Helena Araújo e CAIC participaram da ‘Caravana do Conhecimento’, uma iniciativa da Secretaria de Educação e Esportes – SEDUC, através da Superintendência Pedagógica. O evento aconteceu na quadra do CAIC, no bairro Antônio Conselheiro, e teve como um dos objetivos revisar o conteúdo de Português e Matemática da Prova Brasil, principal exame do país para avaliar a qualidade da educação básica, que será aplicada de 09 a 13 de novembro, em todo país.
De acordo com a formadora da Prova Brasil, Lucimar Oliveira, as gincanas estão sendo realizadas em várias escolas desde 27 de outubro, reunindo alunos da rede municipal da sede e do interior. “O projeto pioneiro está sendo muito positivo. Estamos revisando todo o conteúdo que será cobrado na prova, através de momentos de descontração e integração entre alunos, professores e gestores, com atividades lúdicas, através da música, interpretação de texto e diversos desafios, onde as escolas vencedoras recebem troféus”, explicou Lucimar.
O professor Edésio de Souza, da Escola Helena Araújo parabenizou a SEDUC pelo projeto. “Os alunos e nós professores estamos satisfeitos com a troca de experiências e os resultados que estamos conseguindo alcançar na aprendizagem, além da revisão geral que ajuda a relembrarem todo o conteúdo que foi visto este ano em sala de aula. Acredito que os alunos farão uma boa prova”, afirmou o professor.
“Eu estou adorando esta gincana, pois estamos aprendendo e brincando com os colegas de outras escolas”, afirmou o aluno Israel Vitório, da Helena Araújo. A aluna do CAIC, Raisa Mikaelly também concordou com Israel. “Parece que meus colegas do CAIC estão com o assunto na ponta da língua, estamos bem na competição”, avaliou Raisa.
Nesta quinta-feira (05), a ‘Caravana do Conhecimento’ acontece nas escolas Manoel de Souza Bonfim, Antonila da França Cardoso, Eleotério Soares da Fonseca, Santo Antônio, Bom Jesus, Iracy Nunes, São Francisco de Assis, Miguel Ângelo, Edualdina Damasio, José de Amorim, Dinorah Albernaz, Municipal Mandacaru, José Pereira e Terezinha Ferreira.