Por Ramáiana Leal/ SEDUC
A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Esportes informa que as inscrições para o curso pré-vestibular do município estarão abertas na próxima segunda-feira, 09 de marco, das 19h às 21h, no Colégio Municipal Paulo VI. No ato da inscrição, o aluno deverá levar a xerox da identidade e a ficha dezenove, ou uma declaração do colégio de que ainda cursa o terceiro ano.
De acordo com informações dos Coordenadores do Prepara, os Professores Adonilson Sousa, Washington Mariano e Evaldo Dias, após a inscrição, haverá uma seleção dos alunos que apresentarem melhor desempenho para participar do curso. “A gente colhe na ficha dezenove as melhores notas de português e matemática do segundo grau. Essa média será somada a uma nota que nós iremos dar na entrevista. No final da entrevista vamos pedir que o candidato redija um pequeno texto de 10 a 15 linhas, dizendo da importância do curso preparatório para a comunidade de uma maneira geral. Da soma desses dois passos, teremos uma média e a certeza de que aquele estudante está preparado para participar do curso”, explicou o Coordenador Adonilson Sousa.
O Prepara irá funcionar no Colégio Paulo VI e tem previsão de iniciar as aulas no dia 30 de março, indo até o mês de novembro, no horário de 19h às 22h, de segunda a sexta-feira. Os candidatos que forem selecionados para a matrícula serão comunicados através da Coordenação do curso.
O Coordenador da área de Ciências Humanas, Washington Mariano, comentou que “esse ano o curso terá a preparação não só para o ENEM, mas também para vestibulares e concursos públicos, com Professores de Português, Matemática, Física, Química, Redação, Biologia, Inglês, Espanhol, Literatura e de todas as disciplinas que são pré-requisitos para um vestibular”.
A expectativa é de que 300 alunos formem seis turmas com 50 alunos em cada. “Queremos dar uma nova roupagem ao cursinho esse ano, estar mais próximo dos estudantes, deixar o aluno preparado para os desafios do momento. Por isso o nome do curso, para dizer mesmo da nossa meta que é preparar o aluno. E ressaltamos ainda que o aluno que evadir, será substituído por outro que estará aguardando na fila de espera”, completou Adonilson.
O estudante de História pela Universidade de Pernambuco – campus Petrolina, Sérgio Eduardo, garante que participar do curso preparatório do município leva ao sucesso. “Se não fosse o cursinho, provavelmente eu não teria passado no vestibular. Foi a ferramenta que me ajudou a chegar ao último período de História. Professores muito bons e bem preparados para o ensino. O município está de parabéns por isso”, enfatiza Sérgio.