Por Elaine Barbosa/SESP
A Prefeitura de Juazeiro e o Governo do Estado iniciaram esta semana a construção da primeira Praça da Ciência do município, que promoverá o conhecimento científico de maneira lúdica e interativa, de forma gratuita e com a orientação de monitores.
O equipamento integra o projeto da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado (SECTI) em parceria com o Banco do Brasil,de implantar 40 praças em municípios baianos, com instalações ludo-científicas, e como contrapartida o município vai oferecer infraestrutura e os espaços onde serão instalados os brinquedos educativos, prioritariamente em praças públicas escolhidas pela Prefeitura para receberem o projeto.
Em Juazeiro, os equipamentos serão instalados inicialmente na Praça da Avenida Flaviano Guimarães que está sendo revitalizada pela Secretaria de Serviços Públicos (SESP) para abrigar o projeto.
O convênio que garante duas Praças da Ciência para a cidade foi viabilizado pelo deputado estadual Roberto Carlos (PDT), e assinado pelo prefeito Isaac Carvalho. O secretário da SESP, Fernando Dantas, destacou a importância de ter um equipamento desse porte à disposição dos juazeirenses. “Com a implantação desta praça, a população passará a contar com novas ferramentas que visam popularizaro conhecimento científico e suas aplicações de forma simples e educativa”, explicou Fernando.
Segundo a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, a praça tem o intuito de incentivar a curiosidade das crianças e atraí-las para o estudo mais aprofundado dos fundamentos da física, através de oito equipamentos lúdicos: Conchas acústicas; Bicicleta Geradora; Harpa de Tubos; Alavanca; Gangorra de braços diferentes; Cadeira Giratória; Balanços de comprimentos diferentes e Basquete giratório.