Por Ramáiana Leal/ SEDUC
Na manhã desta quarta-feira (25) a Quadra Poliesportiva do Colégio Municipal Paulo VI ficou repleta de crianças e adolescentes que movimentando os stands de vendas comercializaram os frutos dos primeiros empreendimentos. Na 1ª Feira de Empreendedorismo do Colégio Paulo VI, em parceria com o Sebrae. Participaram do evento gestores, professores e alunos da escola, representantes do Sebrae e a diretora de Ensino, Cristine Hermenigildo.
Na grade curricular do município há uma disciplina de empreendedorismo e além disso este ano o Sebrae fez uma parceria com a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Esportes – Seduc, para desenvolver o programa “Jovens Empreendedores Primeiros Passos” com 17 escolas da rede municipal. “Trouxemos uma metodologia como subsídio para os professores poderem transmitir o conhecimento do empreendedorismo no ensino fundamental. A ideia é fazer com que as nossas crianças já cresçam com esse sentimento do que é empreender e tenha autonomia da própria vida”, disse o analista do Sebrae, Carlos Cointeiro.
Durante a abertura do evento houve apresentação da Banda Alterados e da Banda da Polícia Militar, além de apresentações culturais. As alunas do 8º ano, Raiane Gabriela e Arislane de Souza, montaram como empreendimento um stand de doces. Elas fizeram o plano de negócios, separaram funções e participaram de toda a organização do negócio. “Isso foi muito bom. O colégio nos incentiva a sermos os novos empreendedores do futuro. Tivemos que pensar em tudo e no futuro saberemos lidar com essa área”, afirmou Arislane.
“Eu achei muito interessante, porque envolveu escola, comunidade e família. Nós conseguimos adquirir mais conhecimento sobre o empreendedorismo, que não é apenas só montar um negócio, mas também saber como aquilo vai influenciar na comunidade”, complementou Raiane.
A gerente do Sebrae, Jussara Oliveira, disse que as expectativas foram superadas. “Tudo isso vai desenvolvendo aquilo que nósFeira Paulo VI 4 pressupúnhamos que eram as características empreendedoras dos alunos, despertando essas características desde os primeiros anos. O Colégio Paulo VI está de parabéns, assim como a Prefeitura de Juazeiro, por ter incentivado esse projeto. Estamos vendo na prática que é possível”, ressaltou Jussara.
A Gestora do Paulo VI, Vera Gomes, comemorou a culminância do projeto numa data tão especial para a comunidade escolar. “Realizar o evento hoje tem um sabor especial, pois é o aniversário de 49 anos do Paulo VI, um colégio que vem educando com responsabilidade, compromisso e competência. Temos uma equipe de professores qualificados que não deixam nada a desejar. Sou muito grata por fazer parte dessa história”, concluiu Vera.