Por Ramáiana Leal/ SEDUC
O auditório da Secretaria de Educação e Esportes ficou diferente na manhã desta segunda-feira (02), durante o relançamento do Projeto Musicalização – Os Sons do Cotidiano. Gestores, Vices e Coordenadores Pedagógicos ouviam o sanfoneiro Silas Sousa, acompanhado de seu pai, Jaaziel Barbosa, no violão e voz, tocar uma das músicas que estão no cd Caçula, uma realização da Prefeitura de Juazeiro que contém músicas contextualizadas com a realidade dessa região.
O Projeto Musicalização – Os Sons do Cotidiano foi apresentado pela Diretora de Educação Infantil, Miranery Amorim, na presença do Secretário de Educação, Clériston Andrade, o Secretário de Cultura, Donizete Menezes, e dos Assessores Carlos Neiva e Roosevelt Duarte Mota, este último representando o prefeito Isaac Carvalho.
Segundo Miranery Amorim, o projeto foi lançado em 2010 e àquela época a SEDUC comprou bandinhas para todas as Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEI), eram 21 instrumentos utilizados em sala de aula para trabalhar no eixo música. “Agora, com o Musicalização reestruturado, teremos novamente as bandinhas, mas vem com a novidade do cd Caçula. Nesse momento, nós estamos trabalhando com a educação contextualizada no ensino e o cd traz as músicas contextualizadas justamente quando é essa a proposta da educação do município”, disse Miranery.
Objetivo, Metas e Resultados
No momento da apresentação, entre uma música e outra, a Diretora explicou que o objetivo do Musicalização é apresentar a música como um elemento necessário ao desenvolvimento da inteligência e da integração do ser. Isso porque na educação infantil deseja-se obter o desenvolvimento integral da criança e esse projeto vem ajudar nesse sentido.
Anteriormente, a meta era atingir apenas a educação infantil, mas esse ano será estendido para o Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos no mínimo uma vez por semana. Além disso, na educação infantil, se espera garantir o trabalho diariamente, potencializando a música nos sons do cotidiano. “Diante disso, esperamos obter resultados como o desenvolvimento do prazer de ouvir, reproduzir e criar música; a compreensão da realidade sonora; a intensificação do trabalho com rima, canções folclóricas, assim como o resgate cultural através da música; organização de festivais e feiras de música; envolvimento dos pais e comunidade escolar. Através da música, o projeto vai ajudar a imprimir nas escolas a marca de nossa cidade, a nossa identidade”, afirmou a Diretora.
Para a Coordenadora Pedagógica da EMEI Ana Maria Morgado Chaves, Minéia Soares, o cd Caçula e o Projeto Musicalização só vão ajudar nos trabalhos em sala de aula. “A música está presente no cotidiano da criança desde a nossa acolhida e dentro da Musicalização e cd Caçula 1proposta curricular do município há o eixo música, então não é à toa, vamos planejar a aula de música. A criança aprende através da música, assim como aprende brincando. Em 2010 nós trabalhamos com esse projeto e foi um grande sucesso. Eles adoravam trabalhar com a bandinha. E agora tem o cd, que nós ficamos encantadas, ele é todo contextualizado. Eu me arrepio só de ouvir o cd, porque ele fala do nosso rio, de nossas ruas, é cantar o que é nosso”, avaliou.
O projeto Musicalização, assim como o cd Caçula, será apresentado aos professores do município nas escolas durante toda a semana. Na oportunidade, a comunidade escolar receberá apoio da equipe da SEDUC para oferecer dicas de como trabalhar as ferramentas em sala de aula. O Secretário da pasta agradeceu a presença de todos e disse “que nada tem o poder de chegar mais rápido ao coração do homem, quanto a música. A música tem estado presente não só como obrigação legal, mas como uma ferramenta para que possamos educar com qualidade”.