Por Anna Monteiro / SEDUC
Com o objetivo de expor os resultados do trabalho realizado durante o ano, a equipe gestora da Escola Municipal de Tempo Integral Iracema Pereira Paixão, localizada no bairro São Geraldo, promoveu nesta quinta-feira (12) a 1ª Mostra Cultural da unidade de ensino. Alunos do 1ª ao 5º ano apresentaram música, teatro, arte, pintura, artesanato, produções textuais, dança e diversas outras atividades desenvolvidas sobre a temática “Escola e comunidade parcerias na busca de um mundo sustentável”. O evento contou com a participação dos alunos, pais, professores e comunitários, que também foram atendidos com serviços de saúde (palestra sobre alimentação saudável, aferição de pressão e glicose).
“Sem dúvida, esse é um dia para a família. Um momento que surge com o intuito de aproximar a sociedade da escola e trocar experiências. Para as crianças tem um significado até maior, porque nesse momento elas passam a ser multiplicadoras. Deixam o papel de aprendizes e se tornam educadoras também, compartilhando com os presentes tudo aquilo que aprenderam”, explicou a Coordenadora Pedagógica Lilian Leal.
De acordo com a equipe escolar, o tema sustentabilidade foi escolhido pela proximidade com o dia a dia da família e pela necessidade de se construir um mundo melhor para o futuro. “Durante o período letivo nós fizemos visitas ao Centro de Manejo de Fauna da Caatinga (CEMAFAUNA), a pontos degradados do Rio São Francisco, promovemos palestras, orientamos sobre a coleta seletiva e debatemos a convivência com o semiárido. Trabalhamos a temática em todas as disciplinas, desde a filosofia, música, artes, até a Língua Portuguesa e a Matemática. Todo o esforço foi bastante válido, como podemos comprovar hoje”, acrescentou Lilian.
A iniciativa da Mostra Cultural foi bem recebida por todos, como garantem a mãe Ana Vitória-001Bruna Letícia Xavier Lima e a aluna Ana Vitória da Silva. “A escola e a família precisam trabalhar juntas na educação das crianças e quanto mais ações forem realizadas nesse sentido, melhores serão os resultados. O trabalho desenvolvido na Escola de Tempo Integral é louvável e nós pais estamos muito satisfeitos”, afirmou a comunitária. “Nunca gostei tanto de uma escola como essa. Venho de Salvador, estudei em outras unidades de ensino aqui de Juazeiro também, mas foi com essa que mais me identifiquei porque desenvolve muito a criança”, afirmou a menina Vitória do 3º ano.
Para a professora da primeira Escola de Tempo Integral de Juazeiro, Neila Cristina, esse tipo de socialização promovida pela Mostra desperta na criança habilidades muitas vezes escondidas. “A leitura e a escrita, por exemplo, tem funções sociais e para esse dia de hoje eles viraram escritores, produtores e até críticos, pois cada um lê o texto dos outros colegas. Nessa experiência as crianças participam ativamente do processo de criação e ficam à frente dos trabalhos”, ressaltou a educadora.
Na perspectiva da gestora Ileane Damasceno Imoto, a 1ª Mostra Cultural apresenta ao mundo (já que a escola está conectada à Web) um trabalho feito com dedicação e muito compromisso. “Os resultados mesmo já foram descritos através dos instrumentos de avaliação, nos quais tivemos notas significantes acima de 7,0. Esse evento vem tornar público esse esforço e as nossas conquistas, afinal o nosso objetivo maior é o sucesso do aluno. A Escola de Tempo Integral é uma grande iniciativa do governo Isaac Carvalho, que proporciona oportunidades aos alunos e tempo para o estudo e planejamentos dos professores. Entamos ainda no início, pois esse é o segundo ano de inauguração oficial da unidade de ensino, mas já podemos dizer que os pais estão satisfeitos e os alunos aprendendo”, avaliou.