Por Ramáiana Leal/Seduc
O centenário do carnaval de Juazeiro, realizado pela Prefeitura Municipal, não ficou só nos circuitos da folia. Foi parar nas salas de aula das Escolas Municipais. Através de uma parceria entre a Coordenação do Carnaval e Secretaria de Educação e Esportes, foi realizado o Concurso de Redação e Desenho em homenagem aos 100 anos de carnaval.
Na manhã desta quinta-feira, 20, no auditório da Seduc, foi realizada a premiação do concurso, que contou com a participação, além dos gestores e alunos das escolas, do vice-prefeito, Francisco Oliveira, da Coordenação do Carnaval, representada por Paulo César Carvalho, e os Secretários de Educação e Cultura, Clériston Andrade e Donizete Menezes, respectivamente.
Todos os alunos da rede municipal participaram do concurso, que teve mais de 2.500 trabalhos produzidos. De acordo com a Diretora de Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos, Cristine Hermenegildo, primeiro foi feita uma triagem das redações e desenhos nas escolas e depois a Diretoria avaliava as melhores. “As escolas abraçaram o projeto, trouxeram as produções e os desenhos. Houve um grande incentivo também por parte dos coordenadores, dos gestores e dos pais e o resultado está aí, mais de 2.500 produções, que foram julgados por uma comissão formada por especialistas em Letras, por artistas plásticos, que selecionaram e nos deram essa premiação hoje. Nós estamos, todos, muito satisfeitos”, disse a diretora.
Para um dos Coordenadores do Carnaval, Paulo César Carvalho, a iniciativa foi feita para que “as crianças pudessem conhecer a história do carnaval de Juazeiro e saber mais sobre a cultura de sua cidade, aprender conhecimentos e poder, no futuro, formar seu próprio conceito”. Uma ideia que se iguala à do Secretário de Educação e Esportes, Clériston Andrade. “A escola não pode dissociar-se da cultura de seu povo e o carnaval ter ido para as escolas foi exatamente para levar aos alunos parte da nossa história, da nossa cultura”, disse o secretário.
A aluna Flávia Gomes da Silva, da Escola Santo Antônio, ganhou em primeiro lugar no concurso de redação e deixou sua professora, Luciana Ribeiro de Menezes, em estado de alegria. “Foi feita uma preparação para que eles conhecessem a história do carnaval de Juazeiro. Mostramos vídeos, recortes de jornais antigos, textos, músicas dos carnavais antigos, palestras, tudo para que eles pudessem desenvolver a redação. Fico muito feliz de uma aluna minha ter entendido tudo e hoje estar sendo premiada por isso”, falou a professora.
Os alunos vencedores foram premiados, além de medalhas e troféus, com um tablete para o primeiro lugar; uma bicicleta para o segundo lugar e mochila com material escolar para o terceiro lugar.