terça-feira, 18 de março de 2014

JUAZEIRO: SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROMOVE SEMINÁRIO DO PNAIC

 Ramáiana Leal/SEDUC
O teatro do Centro de Cultura João Gilberto esteve lotado na manhã deste sábado, 15. Eram professores da rede municipal de ensino que participavam do I Seminário Local do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa, cujo tema era Alfabetização e Letramento na perspectiva da educação contextualizada, promovido pela Secretaria de Educação e Esportes do Município de Juazeiro. E contou com a participação do secretário, Clériston Andrade e a Superintendente Pedagógica do Município, Luzanilde Aguiar.
 O PNAIC é um pacto assumido entre os governos federal, estadual e municipal para que todas as crianças sejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. Em Juazeiro a Coordenadora do PNAIC municipal, Gerlane Fernandes, explica que o objetivo do seminário foi refletir e problematizar sobre a alfabetização e o letramento na perspectiva da educação contextualizada, já que é essa a proposta do município. “A gente inicia agora com o seminário e no próximo mês damos continuidade com as formações, com as orientadoras de estudo. Temos 11 orientadores de estudo. A fundamentação do professor é necessária para que ele explique como a criança aprende”, explicou. Para a professora Alexandra Rita, o seminário trouxe uma grande contribuição à sua vida metodológica. “A questão da perspectiva no seminário faz com que eu reflita mais sobre o tema que já vem sendo trabalhado em sala de aula. Porém, é necessário que haja uma formação mais específica e é isso que estamos tendo aqui”, reconhece.

A Mestra em Educação pela Universidade do Estado da Bahia, Edilane Carvalho Teles, participou do seminário ministrando uma palestra sobre o tema. Ela disse que alfabetizar letrando é ensinar o aluno a ler e escrever no contexto das práticas sociais e da escola. Para a palestrante, a educação contextualizada, que é o tema do pacto em Juazeiro, é criativo e respeitável. “Se a Universidade e o Município conseguirem criar essa proposição teórico-metodológica, mas ao mesmo tempo um percurso claro para a escola de educação básica nessa perspectiva contextualizada, será um ganho não só para as crianças, mas para a educação”, explicou. O seminário, que teve ainda apresentações culturais de artistas locais, foi encerrado no início da tarde.