quinta-feira, 22 de agosto de 2013

SEDUC inicia projeto piloto de profissionalização para os alunos da EJA

Por Anna Monteiro / SEDUC

A Secretaria de Educação e Esportes de Juazeiro deu início esta semana ao projeto de profissionalização para os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que nesse primeiro momento está sendo implantado nas escolas municipais Joca de Souza Oliveira (Maringá), Dinorah Albernaz Melo da Silva (Itaberaba) e Terezinha Ferreira Oliveira (Tabuleiro). A iniciativa tem como objetivo diminuir a evasão e oferecer novas oportunidades aos participantes desta modalidade de Educação Básica, destinada àqueles que nãoDetonação do projeto na escola Joca de Souza tiveram acesso ou não concluíram os estudos na idade correta.

O projeto piloto começa com os cursos de Manicure e de Despachante Documentalista para 131 alunos. Ambos terão a carga horária de 30 horas/aula e todos os participantes receberão certificado ao final, desde que cumpram o mínimo de 75% de presença. Para o instrutor Edson Andrade, essa é uma oportunidade importante para os que souberem aproveitar os novos conhecimentos. “Através do curso de Despachante os homens terão a possibilidade de trabalhar em cartórios, juntas comerciais, realizar serviços de bancos para empresas e instituições públicas, entre outros inúmeros serviços que possibilitarão a inserção dos mesmos no mercado de trabalho”, explicou.

Os estudantes receberam a notícia com entusiasmo, como admite a empregada doméstica Geisa Pereira da Costa. “Às vezes faço a unha de algumas amigas, mas nunca pensei nisso profissionalmente. Com esse curso terei a oportunidade de aumentar minha renda, e quem sabe até mudar de ramo”, destacou. Marcondes Gonçalves, de 20 anos, também fez referência à relevância do projeto. “Já tive experiência como segurança e agora pretendo aprender um pouco mais para, no futuro, ter um emprego melhor”, ponderou. Marcondes Gonçalves

A detonação dos cursos profissionalizantes já aconteceu nas escolas Joca de Souza e Dinorah Albernaz, e nesta sexta-feira (16), às 19h, será realizada na Terezinha Ferreira para os alunos do bairro Tabuleiro. De acordo com a Diretora de Ensino Fundamental da SEDUC, Cristine Hermenegildo essa é mais uma iniciativa acertada da secretaria, que já desenvolveu projetos como o “É Hora de Voltar”, com o objetivo de reduzir a evasão nas turmas de EJA. “Esperamos que os resultados sejam positivos e que em breve a gente possa expandir esse projeto para as outras escolas do município que trabalham com a Educação de Jovens e Adultos”, disse esperançosa.