Por Ramáiana Leal/ SEDUC
O auditório Multieventos da UNIVASF, na manhã desta quinta-feira, 20, estava contagiante de alegria e o responsável pela festa era o projeto Educação Nota 10 – Toda Criança na Escola, que fazia balanço dos dados e homenageava as escolas que atingiram as metas em sala de aula.
O projeto Juazeiro: Educação Nota 10, Toda Criança na Escola é de autoria da Secretaria de Educação e Esportes do município e foi lançado no início deste ano com o objetivo de envolver a comunidade e construir uma rede de proteção ao redor da escola, para que todas as crianças tenham acesso à escola, permaneçam nela e consigam aprender com qualidade.
Estavam presentes no evento, além do gestor da pasta da Educação, Clériston Andrade, a superintendente de Gestão Escolar e Coordenadora do projeto, Lucinete Alves, Gestores Escolares, Vices e alunos. Também participaram o Vereador Mitonho Vargas, o Delegado Titular da Polícia Civil de Juazeiro, Reginaldo César, o Major da PM Wellington, representando o Comandante do CPRN, Ten. Cel. Neves e as representantes do Instituto Ayrton Senna, Nelma Lopes e Ednalda Maria de Assis.
Nota 10 na Educação
Tânia Rosa, Gestora da EMEI Maria Suley, recebeu uma homenagem pelo bom desenvolvimento do projeto na escola e creditou o ato à ação em equipe. “A questão da agregação do trabalho família/escola, essa parceria foi fortalecida. A unidade é localizada em um bairro carente e mesmo assim o aluno é frequente, os pais participam das reuniões, dos momentos da escola. Eu agradeço à parceria com a coordenação pedagógica, porque o coordenador trabalha com o professor e esse com o aluno, é o efeito dominó que acaba nos dando melhores resultados. O projeto Educação Nota 10 veio mesmo para melhorar ainda mais a educação em nosso município”, afirma Tânia.
Outro homenageado no evento foi o Delegado Reginaldo César. O Secretário de Educação o presenteou com o livro do Plano Municipal de Educação e com um bóton do projeto. “É emocionante participar de um evento que trabalha os sonhos. Sou de escola pública e aprendi que o homem é aquilo que sonha. E estou vivendo um sonho, pois cheguei aqui na região em 2003 e na época não via esse compromisso com a educação, essa interligação de rede no sentido de promover uma educação melhor. A polícia civil deve ser parceira da escola pois é uma policia cidadã no combate às más condutas, à droga, ao que impede crianças e adolescentes de se educarem de verdade”, ressaltou o Delegado.
Plateia, representantes, autoridades e convidados deixavam transparecer a alegria e orgulho por estarem participando daquela festa. “Isso tudo começou lá atrás com uma equipe que disseminou na Rede uma cultura nova de profissionalismo, de acompanhamento dos dados, de formação continuada. Começou com o Professor Plínio Amorim, que sempre disse ter feito escola com o Instituto Ayrton Sena, pois o instituto já trabalhava com dados, na busca da excelência na educação pública. E o Instituton continuou nos contagiando com a ideia de que educação deve ser feita o tempo todo buscando excelência nos resultados”, reconhece Clériston Andrade.
Para a representante do Instituto Ayrton Senna, receber Juazeiro foi um presente em sua trajetória profissional. Ela acredita que Educação tem duas mãos e, para dar certo, precisa de outros fatores que estão fora da escola, como família, condições de trabalho e de um bom plano de carreira. “Mas é na escola que a educação acontece. E o que eu vejo aqui em Juazeiro é a escola presente e celebrando. E não é celebrando um ganho econômico, mas a qualidade da educação, um projeto que prima pela qualificação da educação, portanto a qualificação do povo de Juazeiro. A gente chega aqui e o coração se enche de orgulho pela perspectiva de melhor formação dos alunos”, emociona-se Nelma Lopes.