Por Ramáiana Leal/ SEDUC
Na manhã desta sexta-feira, 22 de maio, no auditório da Universidade Federal do Vale do São Francisco, a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Esportes, lançou o projeto Juazeiro: educação nota 10. Toda criança na escola!
O Secretário de Educação e Esportes, Clériston Andrade, apresentou o projeto e explicou que ''a ideia é unir forças com a comunidade para que a criança permaneça na escola e aprenda. As metas a serem alcançadas com o projeto são obter ampla participação social no processo de mobilização e erradicar os índices de evasão e reprovação escolar até o final de 2016. Nós não queremos com isso fazer uma maquiagem e passar os alunos a qualquer custo. Queremos que a comunidade nos ajude a fazer com que a criança vá para a escola todos os dias, aprenda o que está sendo ensinado e, com isso, não seja reprovada”, ressaltou Clériston.
Durante a gestão Isaac a cidade de Juazeiro deu passos significativos na educação. São 71 escolas climatizadas, 15 unidades escolares construídas e dessas 13 são novas creches, 21 novas quadras poliesportivas e mais reformas e ampliações feitas em prédios escolares antigos. Além disso, cumpre-se a política de valorização do professor, com formações pedagógicas continuadas e salários acima do piso nacional. “É preciso ainda garantir, além do acesso, a permanência do aluno na escola. Para isso a gente precisa não só do trabalho eficiente das unidades de ensino, do professor, do gestor, do coordenador, do porteiro, da merendeira, mas também do envolvimento da comunidade como um todo. Precisamos que as pessoas abracem a educação como causa primordial para o desenvolvimento dessa cidade. Por isso nós já temos certeza de que esse projeto será um grande sucesso”, reconhece o prefeito Isaac Carvalho.
O projeto foi lançado hoje oficialmente, mas já está sendo executado em salas de aula desde fevereiro. Por isso, na oportunidade foram feitas homenagens a personalidades que têm contribuído para o fomento à educação e às escolas que já conseguiram atingir a meta da SEDUC nesses três meses. Entre os homenageados estavam o Coronel Neves, o radialista Geraldo José, o gerente administrativo da AGROVALE, Marcos Antonio e o Deputado Estadual Zó.
A Gestora da Escola Antonila da França Cardoso – no Angico -, Janete Cléia de Santana, foi uma das que recebeu a homenagem. “É muito gratificante participar desse projeto e agora receber essa homenagem. É trabalhoso, dificuldades a gente já sabia que teria, pois tem que ir atrás das associações, tem que fazer tudo combinado com a comunidade. Mas eu sei que todo mundo sai ganhando com esse projeto”, reconhece a Gestora.
“O projeto chama a comunidade para cooperar com a escola e isso nós já fazemos há algum tempo. A Polícia Militar é uma entidade que também cuida, não só através de projetos como o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – e outros programas sociais voltados para a educação. Nós temos agora um termo de cooperação com o ginásio de esportes de Juazeiro, participando e contribuindo para a educação”, disse o Coronel Carlos Alberto Neves da Silva.
Para o Deputado Zó, o projeto é mais um passo importante que a Prefeitura de Juazeiro dá priorizando a educação. “Agora é o fechamento de um processo que começou bem e vai terminar muito melhor. Eu acho que muita gente coloca a educação como prioridade, mas poucos a tratam assim e Isaac tem demonstrado isso com essa equipe e com o comprometimento de toda a rede, que tem transformado a educação em nossa cidade. Eu, como deputado, solicitei a vinda dos deputados da comissão de educação aqui para Juazeiro, porque isso me orgulha muito, porque temos um exemplo de educação a mostrar. Está todo mundo de parabéns, do Prefeito à pessoa que faz o projeto acontecer na escola”, afirma o deputado.
O evento contou com a participação do vice-prefeito Francisco Oliveira, dos vereadores Damião Medrado, Poliane Amorim e Eduardo Lopes, o doutor em Educação e Professor Adjunto da UNEB, Josemar Pinzoh, que palestrou no evento, além de Secretários e Assessores Municipais.