O repente e o rap em desafio
numa virada cultural
Paulo Carvalho/SECJU
Uma virada cultural no Vale do São Francisco promete movimentar a cidade de Juazeiro nesta sexta-feira, dia 15, durante todo o dia e a noite, entrando pela madrugada. Trata-se do II Festival De Repente Rap e Outras Modas no Sertão do São Francisco, que será realizado no Centro de Cultura João Gilberto, com entrada franca.
De acordo com Sérgio Murilo Souza, da coordenação geral do evento, diversos artistas populares de Juazeiro e região, participam desse encontro, “que também é o encontro do repente e o rap, reunindo poetas populares, cantadores, artistas como Demis Santana de Curaçá, Rafael Neto de Sobradinho, Valdir Lemos, Manuca, o grupo P1 Rappers, o cantador e repentista Bule Bule, de Salvador, enfim, gente que faz a nossa cultura”, completou.
Cartaz
O festival que tem início às 09 horas desta sexta-feira e se estende até às 03 da madrugada de sábado, vai envolver a todos os presentes que estarão participando junto com os artistas convidados. “E todos saem ganhando, estamos valorizando todos os talentos. É um projeto de valorização de nossa arte e cultura popular”, disse Sérgio Murilo, lembrando que a entrada é gratuita e que todos estão convidados a participar dessa virada cultural.
De acordo com Alan Alves, representante Territorial de Cultura do Sertão do São Francisco, da Secretaria de Cultura da Bahia (SECULT/BA), o projeto contemplado em edital do Estado em 2013, realizado com sucesso ano passado, se encontra em sua segunda edição, com o apoio da Prefeitura Municipal de Juazeiro, através da Secretaria de Cultura e Juventude (SECJU), do Centro de Cultura João Gilberto, do Ateliê Moreira, entre outros.
Para Alan, a interiorização da cultura proposta pelo Governo da Bahia, tem valorizado muito o Sertão do São Francisco, exemplo disso é a participação de cidades da região com seus talentos, fortalecendo a cultura regional. “O festival é um exemplo dessa conquista para o Vale, reunindo feições das culturas no Território, congregando mestres, organizadores, artistas, artesãos, grupos culturais, manifestações populares, repentistas, poetas e rappers”, destacou.
Ainda na programação do II Festival De Repente Rap, o Grupo Talentos, Bule Bule, Manuca Almeida, Afoxé Filhos de Zazé, Paulo Soares, Silas França, Demis Santana, Valdir Lemos, Rafael Neto, Ari MPC, e tantos outros.
Para o poeta repentista Valdir Lemos, representando Juazeiro e o Estado do Ceará, que estará também se apresentando ao lado de Bule Bule, representante de Salvador e do Estado da Bahia, o festival tem sua importância cultural, mas também educativa para o Vale. “Quem ganha é o público, porque é uma aula cultural”, disse.
Programação
09 horas – Abertura Feira de difusão cultural – Foyer Centro de Cultura João Gilberto
09:30 – Mímicos o Espetáculo – Grupo Talentos
10:30 – Bate Papo: Sistemas Municipais de Cultura – “Em que pé estamos” com a participação do Poeta Virgílio Siqueira – Mini Auditório do Centro de Cultura João Gilberto
11:00 – Os Saltimbancos – Grupo Abordagem Teatral
16:00 – Intervenção de Repentistas e declamadores na Feira de Difusão Cultural – Foyer Centro de Cultura João Gilberto
17:00 – Palestra cantada com Bule Bule – Teatro Interno do Centro de Cultura João Gilberto
21:00 – Afoxé Filhos de Zazé – Teatro de Arena do Centro de Cultura
21:30 – Intervenção de embolada com o professor e poeta Demis Santana
21: 50 – Conversa de poeta e poesia com Manuca Almeida – Teatro de Arena do Centro de Cultura
22:20 – Desafio entre repente e rap de improviso com Euri Mania e os Repentistas Valdir Lemos e Rafael Neto – Teatro de Arena do Centro de Cultura
23:00 – Festival no Festival: Neto e Mundinho
Ari MPC
Yuka Sertão
Paulo Soares
Silas França
Tico Seixas