Por Ramáiana Leal/ SEDUC
Com o tema “Conhecimento, autoria e partilha: o professor alfabetizador autor da sua prática”, foi realizado na manhã desta quarta-feira, 15 de abril, no auditório da Universidade Federal do Vale do São Francisco, o II Seminário do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.
O evento é uma realização da Secretaria de Educação e Esportes de Juazeiro em parceria com os municípios de Sobradinho e Casa Nova e, além dos cerca de 550 professores/coordenadores alfabetizadores de Juazeiro, Sobradinho e Casa Nova, contou ainda com a participação do Vice-prefeito Francisco Oliveira, do Secretário de Educação, Clériston Andrade, do Secretário de Governo, Paulo Bonfim e da Vereadora Poliane Amorim.
O PNAIC é uma iniciativa do Governo Federal em parceria com Estados e municípios, cujo objetivo é assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.
Segundo informações da Coordenadora Municipal do PENAIC em Juazeiro, Gerlane Fernandes, o município deu um salto grande com o pacto. “Observando os nossos resultados, em 2011, quando estávamos fazendo a análise de dados, tinhamos 40% de alunos no básico e hoje temos 80%. Isso nos mostra que o aluno está aprendendo e ele é o sujeito principal desse processo, o direito dele está sendo garantido. E o professor também está tendo consciência de que precisa estudar, se apropriar desse processo de formação para haver o crescimento do aluno”, reflete Gerlane.
Durante a abertura do evento, o gestor da SEDUC comentou que não se pode esquecer que a ideia de um Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa não envolve somente universidades, escolas e secretarias de educação, mas também a DSC_2746sociedade. “Aqui em Juazeiro, com o PNAIC, nós tivemos de 2008 para cá, uma queda de 6% para 2% na evasão escolar. Mas se não nos abraçarmos com a sociedade, com as famílias, com as associações de moradores, não iremos avançar mais. Nós percorremos o caminho, investimentos em valorização do professor, em reestruturação da rede física, na valorização salarial do professor, aquilo que era tarefa nossa, diretamente, foi feito. Mas a escola precisa ser mobilizadora da sociedade, para que a gente consiga enfrentar essa realidade, porque esses dois por cento de evasão certamente estão nas famílias desestruturadas, nas dificuldades de ordem econômica”, afirma Clériston Andrade.
O Vice-Prefeito deu as boas vindas ao público presente e aproveitou a oportunidade para parabenizar a Educação no município de Juazeiro. “Estou aqui representando o nosso Prefeito Isaac, que por estar cumprindo tarefa fora de nosso município, nãoDSC_2753 pôde estar nesta atividade tão importante, justamente ele que é o prefeito da educação. Sem sombra de dúvidas a educação de Juazeiro pode comemorar, ainda faltamos avançar em alguma coisa, mas aqui ela é tratada com responsabilidade. E Juazeiro sempre alinhado ao Governo Federal, com o pacto de combater a evasão, de combater o analfabetismo, hoje se une às cidades de Casa Nova e Sobradinho e assume a responsabilidade de melhorar a educação de seus municípios através de um seminário dessa magnitude”, concluiu Francisco Oliveira.