Por Ramáiana Leal/ SEDUC
O Ginásio de Esportes Aloísio Viana esteve repleto de jovens e adolescentes torcendo por seus times que disputavam as finais dos Jogos Escolares, na terça-feira (10), de onde sairiam os campeões gerais do campeonato. Na sua 36ª edição, os Jogos são realizados pela Prefeitura de Juazeiro, através da Superintendência de Esportes.
A primeira etapa foi iniciada em 22 de maio e trouxe algumas novidades, uma delas foi inaugurar a nova quadra poliesportiva comunitária – de 12 que já foram entregues na gestão do Prefeito Isaac Carvalho – no bairro João Paulo II. De acordo com o Coordenador Técnico dos Jogos Escolares, Joaci Oliveira, foi através dos investimentos no esporte que mais escolas puderam participar, com mais de cinco mil alunos de 64 escolas competindo em quadras da sede e do interior. “Este ano nós batemos um recorde com o número de atletas participantes e isso é devido à implantação de novos equipamentos esportivos, que acabou motivando a prática esportiva na sede, e no interior”, avalia.
Os campeões gerais dos jogos foram o Colégio Objetivo com 11 troféus dentre as escolas particulares, e o Colégio Modelo, com seis troféus, dentre as escolas da rede pública. O vice das escolas particulares foi o Colégio Geo, com seis troféus, e que vinha sendo o campeão geral há seis anos consecutivos. O Colégio Paulo VI ficou com o segundo lugar na rede pública.
Esta edição homenageou duas referências para o esporte na cidade. O professor José Raimundo deu nome ao troféu da rede particular, pois durante muitos anos foi campeão dos Jogos pelo Colégio Dr. Edson Ribeiro, e o da rede pública terá o nome de Herbert Mouze, que foi o primeiro Coordenador dos Jogos Escolares em Juazeiro.
No último jogo do dia os colégios Geo e Lomanto Junior disputaram a final de Futsal, e o Geo acabou levando a taça por 2 x 1. E em meio aos gritos da torcida adversária, o aluno do Colégio Lomanto Junior, Guilherme Holanda, já sabia que não daria para seu time vencer o jogo, mas disse que não deixou de torcer em uma única partida. “Infelizmente nosso homem de frente não chutava a gol. Mas eu acho que o time fez uma boa campanha. Eu gosto dos Jogos Escolares porque a gente pode conhecer outras pessoas, além de ver o talento de outros times, como o Pedro Rêgo, que fez uma ótima campanha”, reconheceu.
O goleiro do time do Colégio Geo saiu do ginásio ovacionado pelos torcedores, que atribuíram a ele o fato de não terem perdido a partida. “No começo, estava difícil, porque eles são muito bons. Mas no final a gente rodou, fez o que pôde e os gols saíram”, disse um tímido Gian.
Para a Coordenadora dos Jogos Escolares, Iracelma Marins, o campeonato aconteceu com saldo positivo. “Graças a Deus deu tudo certo e nós só registramos o sucesso. Todos os atletas estão de parabéns por terem participado com entusiasmo e responsabilidade. Agora iremos passar para a segunda etapa, com a categoria pré-mirim, que acontece após os jogos da copa do mundo. E os times campeões terão tempo de treinar e disputar os Jogos da Juventude nos campeonatos estadual e nacional”, informou Iracelma.
Segundo informações da Coordenadora, a solenidade para entrega de troféus será feita “após a Copa do Mundo da FIFA, para que não seja nada corrido e haja tempo de juntar alunos, escolas e autoridades para prestigiar um evento bonito, do tamanho que os Jogos Escolares merecem”.