Por
Ramaíana Leal/SEDUC
O Secretário de Educação e Esportes de Juazeiro, Clériston Andrade, participou do Programa Geraldo José, na Transamérica FM, durante a tarde desta segunda-feira, e falou sobre a abertura dos 36º Jogos Escolares, que acontecerá na nova quadra poliesportiva do Bairro João Paulo II, no próximo dia 22, quinta-feira, às 9h.
Na apresentação da entrevista o radialista Geraldo José falou sobre a abertura inédita dos Jogos Escolares, que será feita em uma comunidade, em um bairro distante do Centro. O que foi endossado pelo Secretário, quando comentou que os Jogos trarão uma série de inovações. “O prefeito Isaac Carvalho vai fazer a inauguração de mais esse equipamento esportivo e nós iremos utilizá-lo já na abertura dos jogos. Além disso, agora nós iremos descentralizar os jogos”, afirmou Clériston.
Segundo o Secretário, o Bairro João Paulo II já recebeu duas quadras poliesportivas cobertas em escolas municipais e essa foi uma exigência da população. “Esse equipamento se soma às duas outras unidades e ainda à quadra do Antonio Gulhermino, sendo que essa agora é comunitária. Será mais uma ferramenta de lazer e da prática esportiva que a comunidade ganhará”, ressalta.
De acordo com as informações do Secretário, “esse ano os Jogos irão acontecer no Ginásio de Esportes Aloísio Viana, na quadra do Colégio Municipal Paulo VI, mas também nas quadras poliesportivas que foram inauguradas recentemente. Itamotinga, por exemplo, vai receber algumas competições”.
Quem também estava presente na entrevista foi a Coordenadora dos Jogos Escolares, Iracelma Marins. Ela explicou que o campeonato acontecerá em três etapas, pensado de uma forma que aperfeiçoe os trabalhos e ofereça uma logística melhor aos professores, para que tenham um acompanhamento melhor de suas equipes. Esse ano os jogos foram divididos em duas categorias: primeira etapa mirim, dos 12 aos 14 anos, e infantil, de 15 aos 17. Em outubro será a segunda etapa, que atenderá a categoria pré-mirim, com alunos de até 12 anos. “Isso ajuda os professores, porque muitas vezes eles têm equipes de várias categorias. Se fizéssemos tudo junto, poderia chocar os jogos e eles não teriam como acompanhar suas equipes efetivamente. Da primeira etapa sairão os times campeões. Elegeremos o campeão geral da escola pública e o campeão geral da escola privada”, completou Iracelma.
Houve um aumento na participação de escolas nos últimos Jogos Escolares e agora serão 64 no campeonato. “Há cinco escolas novatas que irão participar e ainda há outras nos procurando. Esse evento esportivo tem história no nosso município e nós estamos trabalhando para continuar a oferecer um serviço melhor a cada ano”, disse a Coordenadora.
Respondendo alguns questionamentos dos ouvintes, o Secretário falou sobre os atos de vandalismo que têm ocorrido em determinadas quadras poliesportivas do município, o que prejudica o bom andamento das mesmas. Mas aproveitou para anunciar que será entregue, em breve, a quadra poliesportiva do Mandacaru, feita com recursos próprios. “Agradeço a oportunidade de participar do programa e quero reiterar esse convite para, na próxima quinta-feira, dia 22, às 9h, a população celebrar conosco esse momento importante para o esporte em Juazeiro. Nós já temos boas iniciativas para o esporte e estamos muito felizes por esse momento que vive a educação e o esporte de Juazeiro”, finalizou Clériston.