Por Anna Monteiro / SEDUC
As inscrições para o processo de certificação do Coordenador Pedagógico da Rede Municipal de Ensino de Juazeiro têm início nesta segunda-feira (03) e seguem até o dia 19 de fevereiro. O processo seletivo visa ao provimento de 71 vagas, originadas do número de turmas existentes em cada escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental do município. O preenchimento se dará pelo critério de classificação do candidato.
Poderão participar professores que atendam aos seguintes critérios: possuam vínculo efetivo ou estável com a Secretaria de Educação e Esportes de Juazeiro; tenham experiência mínima, comprovada, de três anos de efetivo exercício na função de magistério na Rede; sejam licenciados em Pedagogia ou graduado em outras áreas e, neste último caso, desde que possua especialização em cursos de Gestão Educacional, Psicopedagogia, Coordenação e Supervisão Pedagógica, Educação Infantil e Alfabetização para aqueles que concorrerão às vagas nas escolas municipais de Educação Infantil; disponham de carga horária de 40 horas semanais compatíveis com o regime de trabalho, sendo que não será permitido o cumprimento da carga horária no regime de 6 horas corridas.
A inscrição é gratuita e os documentos comprobatórios dos atendimentos aos requisitos fixados serão exigidos do candidato no ato da inscrição. As cópias dos mesmos devem ser apresentadas com autenticação. O processo seletivo será composto por duas etapas: Prova Escrita (a ser realizada no dia 02 de março), de caráter eliminatório e classificatório, dividida em duas partes distintas (prova escrita objetiva e dissertação); e Avaliação Psicológica, de caráter eliminatório.
A certificação do Coordenador Pedagógico classificado terá duração de quatro anos. Após este período, o mesmo deverá buscar nova certificação. A lotação destes profissionais será de responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação e Esportes e, em observância ao que reza a Portaria/GAB/SEDUC nº 104/2014, o processo seletivo será acompanhado por uma Comissão, cuja responsabilidade é garantir o estrito cumprimento das regras que regem o processo seletivo do Coordenador Pedagógico, previstas no Edital, Portarias e leis correlatas.