Por Anna Monteiro / SEDUC
A quatro dias da 2ª eleição de gestores e vices da Rede Municipal de Ensino de Juazeiro, os preparativos estão a todo vapor. Nesta segunda-feira (25) a Comissão Central realizou a última reunião com as Comissões 3ª reunião-001Eleitorais Escolares, esclareceu sobre os detalhes finais, tirou as dúvidas restantes dos envolvidos no processo, apresentou as cédulas de votação e repassou as normas e determinações previstas na lei (aprovada este ano pela Câmara de Vereadores e sancionada pelo prefeito Isaac Carvalho) que regulamenta a escolha dos dirigentes escolares.
Ficou claro para os representantes da comunidade escolar que fazem parte das comissões que a votação será iniciada, impreterivelmente, às 8h do dia 29 de novembro, encerrando às 19h; que só poderão ter acesso às unidades escolares os eleitores, comissões eleitorais, equipe credenciada pela Comissão Central e fiscais de chapa; que o gestor atual deverá deixar a escola na responsabilidade da Comissão Eleitoral Escolar no dia 28 de novembro, para que seja encaminhado o processo eleitoral, bem como todos os serviços essenciais à votação; e todos os outros trâmites referentes ao pleito como abertura das urnas, lacre, formação das mesas receptoras e escrutinadoras, preenchimento de ata e apuração dos votos. As urnas serão entregues nas escolas nos dias 27 e 28, exclusivamente, aos membros da Comissão Eleitoral Escolar.
“O nosso objetivo é que tudo aconteça da forma mais transparente possível. Esse será mais um dia muito importante para Juazeiro e para as crianças da cidade, que terão uma grande aula de cidadania”, acredita a Diretora de Gestão Escolar da Secretaria de Educação e Esportes, Sônia Passos. O dia da eleição contribui com o processo de ensino, pois também compreende a formação democrática e civil dos estudantes. “Sem dúvida, será uma experiência enriquecedora para os envolvidos, até porque todo o processo é conduzido pela própria comunidade escolar”, acrescenta a Diretora.
De acordo com a Superintendente de Gestão da SEDUC e presidente da Comissão Central, Lucinete Alves, para garantir a lisura de todo o processo, tudo está sendo registrado em ata. “É preciso que as Comissões Escolares, também no dia da eleição, continuem realizando esses registros, pois são as atas que asseguram a legitimidade das decisões. Inclusive o resultado final da votação deve ser registrado da mesma maneira, e a Comissão deverá ficar com uma cópia do documento”, explicou nesta manhã aos presentes.
Em sua segunda edição, a eleição para as equipes gestoras da Rede Municipal de Ensino de Juazeiro consolida a gestão democrática da Educação do município e se estabelece como um princípio básico desse processo Lucinete Alves-001participativo. Em 2010, a primeira eleição surpreendeu a todos pela ousadia de mudar um formato que historicamente acontecia por indicação, para um método eletivo. Nesse ano de 2013, o processo de escolha dos Diretores está sendo ainda mais ágil, transparente e sólido.
“O primeiro processo eleitoral democrático foi uma grande experiência, tanto para o sindicato como para a administração municipal, e também para a comunidade escolar, que é a grande responsável pela escolha dos gestores. Então, a gente entende que esse segundo momento é ainda mais amadurecido e forte”, avaliou o presidente da APLB Sindicato, Antônio Carlos dos Santos, durante a última reunião que antecede a eleição. Para o titular da SEDUC, Clériston Andrade, a expectativa para o dia 29 é muito positiva. “Esperamos que tudo aconteça de forma tranquila e toda a equipe está trabalhando para isso”, afirmou.