Alunos do 5º e do 9º anos da Rede Municipal de Ensino de Juazeiro farão (de 11 a 21 de novembro) a Prova Brasil 2013, que corresponde à Avaliação Nacional do Rendimento Escolar e faz parte do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). O exame é aplicado a cada dois anos, e seus resultados são utilizados para compor o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) – usado para desenvolver e implementar políticas públicas nessa área. Participam as turmas com, no mínimo, 20 estudantes matriculados.
Em Juazeiro a aplicação das provas fica por conta da DIREC 15, com o apoio da Secretaria de Educação e Esportes, que tem parceria firmada com o Governo da Bahia. A SEDUC auxilia na logística, como no transporte de professores para o interior. Sabendo da importância dessa avaliação externa, a secretaria esse ano orientou aos Coordenadores Pedagógicos da Rede que fizessem um simulado com os alunos, para que prova-brasil-2013estes, no dia da prova, pudessem estar mais tranquilos e familiarizados com o tipo de exame.
“A preparação acontece durante todo o ano, com o investimento em formações, acompanhamento pedagógico e demais políticas educacionais da secretaria. Contudo, esse ano nós resolvemos preparar um simulado e encaminhar para as escolas para que os alunos pudessem treinar o preenchimento de um gabarito, por exemplo. Acreditamos que mais de 80% das escolas cumpriram a tarefa. Juazeiro vem melhorando gradativamente no IDEB e a nossa expectativa é de que nessa avaliação o município se supere e mostre os resultados dos projetos de intervenção criados com o objetivo de melhorar a aprendizagem”, destaca a Superintendente Pedagógica da SEDUC, Luzanilde Aguiar.
A Prova Brasil é uma avaliação externa em larga escala e de caráter censitário, ou seja, é um exame aplicado em todas as escolas do país. O objetivo dela não é, então, avaliar cada aluno, mas avaliar todo o sistema, o que inclui escolas e redes municipais e estaduais de Educação.
Para as turmas de 5ª série, será apenas um dia de prova, com questões de Língua Portuguesa e Matemática. Neste ano, no entanto, há uma novidade: a avaliação de Ciências Humanas e Ciências Naturais para as turmas de 9º ano. Por isso, os alunos desta série terão um dia a mais de avaliação. Mas, as notas de Ciências ainda não entrarão na composição do Ideb.
Paralelo a esta avaliação, o município realiza (até o dia 13) a aplicação do Sistema de Avaliação Educacional de Juazeiro (SAEJ) – iniciativa dessa gestão que traça uma análise ampla e precisa da Rede e fornece os dados necessários para as intervenções e melhorias na qualidade de ensino. O SAEJ também norteia a formação do professor e a criação de programas pedagógicos.