Por Anna Monteiro / SEDUC
Instalado em novembro do ano passado na Escola de Formação Continuada de Educadores da Rede Municipal de Ensino de Juazeiro (EFEJ), o Núcleo Tecnológico Municipal iniciou com a proposta de proporcionar um ambiente favorável à ampliação dos conhecimentos sobre o uso das novas tecnologias aplicadas a Educação. O NTM passou então a ser o espaço de aprendizado, formações e encontros técnicos dos professores e Articuladores de Educação Tecnológica da rede pública – que buscam sempre um aperfeiçoamento.
Mas, o projeto cresceu e atualmente o NTM também atende à comunidade, através da oferta de um curso de Informática Básica. De acordo com a idealizadora Carmenlúcia Alves, que é professora/mediadora do Núcleo, o objetivo da ação de Inclusão Digital é oferecer às pessoas mais maduras, ou que não tiveram a oportunidade de ter contato com o universo das tecnologias, uma oportunidade de se modernizar e aprender. “Através desse curso de Informática Básica nós pretendemos democratizar o acesso ao mundo virtual, como também estaremos paralelamente divulgando o trabalho do NTM, da EFEJ e da Universidade Aberta do Brasil, que funcionam no mesmo prédio”, explicou.
Segundo Carmenlúcia, a primeira turma piloto conta com 20 alunos, sendo que a maioria é da Terceira Idade. Esses iniciantes Ednalva Pereirapassarão por 30 horas/aula e ao final do curso receberão um certificado, que deverá ser comemorado com um baile dançante. “As aulas acontecem todas as terças-feiras, das 7 às 9h, e nós estamos partindo do princípio que é ligar um computador e conhecer o teclado. Esse curso é para quem nunca teve contato com tecnologia, mas tem vontade de aprender, de melhorar suas atividades diárias, de acessar a internet e interagir com o mundo através do computador”, destacou.
As motivações para buscar a atualização são as mais diversas. No caso de Dona Ednalva Pereira dos Santos, que é dona de casa, foi a vontade de pesquisar receitas, assistir vídeos e acessar as rede sociais. “Meus filhos não tem tempo, nem interesse de ensinar. Na minha casa tem computador e eu nunca soube usar. Então, quando tomei conhecimento dessa oportunidade logo me interessei. A professora é paciente, respeita o nosso tempo de assimilação, tira todas as nossas dúvidas, volta o conteúdo sempre que pedimos e nós temos aprendido bastante”, garantiu. Já para a funcionária da EFEJ, Naide Costa, o estímulo foi o filho que mora fora e se comunica através das redes sociais. “Quando soube desse curso conversei com o pessoal aqui do trabalho e eles permitiram que eu fizesse parte da turma. Tenho um menino de 10 anos e pretendo bater papo com ele pela internet. Estou entusiasmada e logo conseguirei criar meu próprio e-mail”, contou. Naide Costa
As aulas são animadas e as alunas bastante dispostas a aprender algo novo em todos os encontros. “As crianças de hoje parece que já nascem sabendo mexer em computador e nós que somos mães e avós precisamos entender um pouco disso para interagir com eles”, justificou a aposentada Maria do Carmo Magalhães, de 64 anos. Para a Superintendente Pedagógica da Secretaria de Educação e Esportes de Juazeiro, Luzanilde Aguiar, essa é uma bela iniciativa do NTM que o município decidiu apoiar, e a intenção é abrir novas turmas, de modo que o município avance nesse processo de Inclusão Digital.